Como administrar tempo de estudo para concursos, com William Douglas

O guru dos concursos fala sobre controle do tempo de estudo para conquistar uma vaga em concursos públicos.

Autor:
Publicado em:20/09/2018 às 12:29
Atualizado em:20/09/2018 às 12:29

Quem estuda para concursos sabe que administrar o tempo é um desafio. Ter esse controle, no entanto, pode ser decisivo para conquistar uma vaga no serviço público. Considerado o 'guru dos concursos', o juiz federal William Douglas, que somou várias aprovações na sua trajetória, confirma isso e ensina como controlar o tempo na preparação.

O primeiro passo, segundo o especialista, é dosar o tempo não só para os estudos como também para os cuidados que aumentem o rendimento geral e intelectual dos candidatos. Além de focar nos livros, é fundamental, segundo ele, ter atenção à saúde e ao lazer em doses moderadas. Para colocar isso em prática, a recomendação do guru é montar um quadro de horários.

Guru dos Concursos, juiz federal William Douglas dá dicas sobre controle de tempo para concursos
Controle de tempo para concursos com
juiz federal William Douglas ​​​​​​(Foto: Divulgação)

 

“Uma das dicas básicas é  fazer o quadro horário, e outra é ter algum tempo para recuperação das energias e combate ao estresse. Outra dica é dormir bem, pois é durante o sono que a memória é perenizada”, afirma William Douglas que foi aprovado em primeiro colocado para juiz no Rio de Janeiro.

Mas, como dormir bem e estudar? A resposta do guru dos concursos, que já foi aprovado em primeiro lugar em seleções da Defensoria Pública e Polícia Civil-RJ, é “aprendendo a administrar o tempo, que é um dos principais focos do trabalho que desenvolvo há mais de 20 anos com concurseiros”.

Atenção! Para passar a experiência de William Douglas aos candidatos de concursos públicos, o Descomplica realiza o evento “Administração de tempo e técnicas de realização de provas”. Na terça-feira, dia 25 de setembro, às 19h, o guru dará uma aula exclusiva e gratuita. Inscreva-se a seguir!

 

Conciliar trabalho e estudo para concursos. É possível?

Administrar o tempo de estudo para concursos já é complicado para aqueles que dispõem do dia inteiro de dedicação. Para os que trabalham, essa tarefa se torna ainda mais difícil. William Douglas dá dicas neste sentido. De acordo com ele, é necessário nesse caso aproveitar tempos que pareçam estar ‘perdidos’, como almoço e deslocamento nos transportes.  

“Eu usei muito essas técnicas quando estudava para concursos já tendo um emprego. Para aqueles que só conseguem estudar no fim de semana, a carga de estudo aos sábados e domingos deve ser grande. Para isso, contudo, o candidato precisa ter disposição”, orienta.

Estudar apenas aos sábados e domingos, para o juiz federal, não é suficiente para conquistar a aprovação em concursos públicos. Ele defende que os candidatos separem algum tempo a mais para dedicação à preparação para as provas.

Estudos para concursos públicos exigem tempo e concentração
(Foto: Divulgação)

 

“Não acredito que alguém só possa estudar no fim de semana. Alguma coisa, mesmo que pouca, pode e deve ocorrer durante a semana, e tem como achar esses espaços”, alerta.

 O que é preciso para suportar muito tempo de estudo?

Estudar. Estudar. Estudar. Essa é a rotina de milhares de concurseiros. Mas como cumprir grandes cargas de estudo sem desistir. A resposta de William Douglas é fazer intervalos regulares, ter um bom local para estudar, com iluminação e ergonomia. Além disso, o controle emocional é imprescindível.

“Eu recomendo o controle emocional e não ir achando que, se for reprovado, o mundo vai acabar. Não vai. É difícil, mas o mundo não acaba. Eu mesmo já fui reprovado em vários concursos. A gente sobrevive. Temos que ir fazer a melhor prova possível, mas sem carregar o mundo nas costas”, relembra William Douglas.

O guru dos concursos acredita ainda que, para aumentar o rendimento, é preciso dividir o tempo e treinar com simulados em casa ou nos cursos reproduzindo as condições da prova (tempo, numero e tipo de questões etc).

Na hora da prova do concurso, como o candidato deve agir?

No dia da prova, a recomendação de William Douglas é começar pelas questões que o candidato considera mais difícil. Isso porque no início da aplicação, os concorrentes estão mais descansados.

“Depois vamos para as disciplinas que, para nós, são mais fáceis. Em geral, separo 30 minutos para o cartão resposta. Não se usa tanto tempo, mas não se arrisca acabar o tempo sem fazer a marcação. Meia hora antes, paro, preencho o que está pronto e só vou "garimpar" as questões que ainda faltam”, conta.

Para os concurseiros, William Douglas diz que os concursos públicos são uma estrada longa e com alguns acidentes de percurso, mas que valem muito a pena. “O destino é excelente. Quem escolher esse caminho estará fazendo uma boa escolha. Ela dará trabalho e consumirá esforço e tempo, mas irá recompensar quem permanecer caminhando nela o suficiente para chegar ao destino”, concluiu.