O destaque desta semana é o concurso da Advocacia-Geral da União, que divulgou seu edital na última terça-feira, 2 de outubro. Com oferta de 100 vagas, quem deseja ingressar no órgão deve se preparar para as avaliações, que ocorrerão em dezembro. Para ajudar na preparação, FOLHA DIRIGIDA traz as dicas da professora, Vivian Barros, que ensina a como ser aprovado na prova discursiva da AGU.
Os candidatos serão avaliados por provas objetivas e discursivas, que ocorrerão na data prevista de 9 de dezembro, nas 26 capitais e no Distrito Federal. Os exames serão aplicados em dois turnos, sendo das 9h às 13h30 e das 15h às 19h30, conforme o cargo escolhido.
Além da prova objetiva, que será composta por 60 questões, no mesmo dia, os inscritos na seleção terão que elaborar uma redação, em um modelo de texto dissertativo. A avaliação terá valor de 20 pontos, e somente serão aprovados aqueles que atingirem, ao menos, a metade dos pontos da prova.

Para ser aprovado no exame discursivo, no entanto, os participantes do concurso da AGU devem ficar atentos aos critérios de avaliação contidos no edital. De acordo com a professora, todos os concorrentes terão que elaborar uma dissertação sobre um tema do conteúdo de Conhecimentos Específicos.
"Diferente de outras seleções, até para o cargo de técnico, não existe um tema geral. O Idecan já direcionou o conteúdo para um tema de Conhecimentos Específicos constante no edital", explica.
Para Vivian Barros, desta forma, os concorrentes já podem se concentrar neste conteúdo específico. Além disso, com a definição, é esperada uma prova com um modelo de texto dissertativo expositivo.
"Diferente do texto argumentativo, com defesa de tese e um modelo fixo, com introdução, desenvolvimento e conclusão, o conteúdo dissertativo expositivo, em Conhecimentos Específicos, tem como fundamento avaliar o conhecimento técnico do candidato", indica a professora.
Como pontuar na prova discursiva da AGU?
A prova discursiva do concurso AGU terá, ao todo, 20 pontos, sendo necessário obter, no mínimo, 50% de acertos. Desta forma, para ser aprovado na avaliação, será
preciso ter, ao menos, dez pontos do total do exame.
Segundo a professora, a Idecan não chega a ser tão exigente, exigindo 50% de acertos. Para alcançar esta média, no entanto, a professora aconselhar se concentrar em alguns pontos do edital.
"A prova discursiva deverá ter a extensão mínima de 30 e máxima de 60 linhas. Além disso, as linhas que excederem ou o conteúdo que estiver fora do local escrito serão desconsiderados para pontuação", explica.
Caso o candidato não atinja o mínimo de linhas, será perdido um ponto para cada linha não preenchida. "É imortante prestar atenção na contagem de linha. Se você tem um limite de 60 linhas, explore bem o assunto", conclui Vivian Barros.
Confira abaixo a videoaula completa sobre a redação do concurso AGU
[VIDEO id="8318"]
Inscrições para o concurso AGU seguem abertas
Ao todo, o concurso da AGU oferece 100 vagas, nos cargos de: administrador (48); analista técnico-administrativo
(dez); arquivista (duas); bibliotecário (uma); contador (32); técnico em assuntos educacionais (duas); e técnico em Comunicação Social (cinco).
Para concorrer, é necessário ter o nível superior na área de interesse. A exceção é o analista técnico-administrativo, destinado a quem possui graduação em qualquer área.
Abertas desde o último dia 3, as inscrições do concurso AGU podem ser realizados até o dia 4 de novembro, pelo site do Idecan, banca organizadora.
A taxa de inscrição é de R$95 e deverá ser paga até o dia 5 de novembro. Até esta sexta-feira, 5 de outubro, são aceitos os pedidos de isenção, que poderão ser feitos por membros de famílias de baixa renda, que estejam inscritos no programa CadÚnico, e doadores de medula óssea.
Quer se preparar para concurso AGU 2018?

Será permitida a inscrição para mais de um cargo, desde que a aplicação da prova objetiva ocorra em turnos distintos. Os exames serão realizadas em dois horários, conforme tabela abaixo:
Manhã - 9h às 13h30 |
Administrador, arquivista, contador e técnico em assuntos educacionais. |
Tarde - 15h às 19h30 |
Analista técnico-administrativo, bibliotecário e técnico em Comunicação Social. |