O professor do QConcursos, Fernando Bentes, deu dicas para os concurseiros começarem os estudos para os concursos 2019.
Autor:
Publicado em:22/11/2018 às 13:53
Atualizado em:22/11/2018 às 13:53
O ano de 2018 está chegando ao fim e esta é a hora de começar a planejar os estudos para os concursos 2019. Mas você sabe qual é a seleção mais indicada para o seu perfil? E como iniciar a preparação desde já? FOLHA DIRIGIDA entrevistou o professor do QConcursos, Fernando Bentes, que deu essas e outras dicas para quem quer garantir uma vaga na carreira pública.
O primeiro passo para quem sonha com uma vaga no serviço público é escolher o concurso adequado às suas necessidades. Um bom exercício é o candidato fazer os seguintes questionamentos sobre a motivação de acesso ao cargo público:
Uma realização profissional?
Concretização de um sonho?
Poder planejar sua vida devido à estabilidade?
Trabalhar pouco para se dedicar à família?
Viajar?
Ganhar altos salários?
Ter status?
"Obviamente, seria bom combinar algumas destas respostas, mas deve ficar claro o que é mais importante, o que o candidato realmente quer", destacou Fernando Bentes.
O professor explicou que depois dessas definições a escolha da instituição e do cargo se tornará mais natural. Além disso, esse propósito servirá de motivação para guiar o concurseiro durante a busca por seu objetivo.
"Estudar horas e horas, faltar compromissos sociais, passar menos tempo com entes queridos, todo este sofrimento será minimizado, pois o candidato saberá exatamente porque está se esforçando tanto."
Confira curso para concursos 2019!
Durante os estudos é importante o concurseiro traçar estratégias para otimizar sua preparação de acordo com os recursos disponíveis. Bentes ressaltou que quem tem pouco dinheiro para investir na preparação, por exemplo, deve procurar adquirir apenas produtos e serviços educacionais consagrados no mercado para evitar o desperdício.
Já para quem tem família é preciso avaliar se é viável fazer um concurso para um cargo em que precise viajar ou se deslocar muito, como concursos federais ou de estados muito grandes. Outra dica é investir em cargos da mesma área de interesse (fiscal, tribunais), isso se não houver restrições a mudanças.
"Desta maneira, ele sempre estará estudando disciplinas comuns, que caem em diversos concursos de mesmo gênero por todo o Brasil. Sua chance de aprovação irá se multiplicar para diversas instituições semelhantes pelo país inteiro. Estudando um mesmo núcleo de disciplinas, de um mesmo cargo, para um mesmo tipo de instituições, sua chance se multiplica enormemente", detalhou Bentes.
Entre os concursos federais, por exemplo, o professor indicou os concursos para o IBGE e a Receita Federal como os mais promissores. Isso porque os dois órgãos apresentam um déficit de funcionários significativo.
Preparação para os concursos 2019 pode começar desde já (Foto: Pixabay)
"O concurso do INSS é necessário porque há déficit de milhares de vagas em diversos cargos, no país inteiro. Este fato se repete com a Receita Federal, que, além da carência de pessoal, também possui a importância estratégica de servir para aumentar a arrecadação do governo federal."
Outra promessa é a seleção para o Depen. "Todas as instituições ligadas à Segurança Pública devem ter uma valorização grande em concursos federais e estaduais nos próximos anos, o que (na União) inclui a necessidade de expansão do quadro de pessoal do Depen."
Como iniciar os estudos para os concursos 2019
Depois de avaliar quais concursos estão previstos para 2019 e qual é o grau de escolaridade e as atividades desempenhadas no cargo pretendido, é hora de iniciar os estudos.
O professor Fernando Bentes enfatizou que os candidatos devem estudar o edital para analisar qual será a banca, as matérias exigidas e a forma de correção e pontuação.
Além disso, é importante mapear os assuntos de cada matéria que são mais cobrados pela banca examinadora, para priorizar seu estudo. Importante valorizar também os assuntos que menos domina ou em que apresenta maior dificuldade.
"Estudar muito o que já se sabe garante poucos pontos a mais na prova. Estudar bastante o que não se sabe aumenta demais o potencial de acertos", alertou.
Outra indicação é investir na resolução de questões. "O candidato deve fazer muitas questões de concursos passados da instituição e, principalmente, da banca
organizadora do concurso, o que lhe dará uma experiência incomparável sobre o estilo de prova e o padrão de resposta", disse Bentes.
Por fim, o professor do QConcursos deixou uma mensagem aos concurseiros que almejam uma vaga no próximo ano e vão começar agora mesmo os estudos para os concursos 2019.
"Para quem deseja fazer concursos públicos, 2019 já começou. Apesar das festas de fim de ano, é importante começar o planejamento e o estudo das matérias, ganhando um tempo precioso para não ser surpreendido quando o edital sair no ano que vem. Boa sorte a todos!"