Número de contratações temporárias cresce no Brasil
Chegada do final do ano impulsiona crescimento das contratações
Autor:
Publicado em:13/11/2019 às 12:31
Atualizado em:13/11/2019 às 12:31
Com a chegada do final do ano, datas como Black Friday e Natal aquecem o mercado, aumentando o volume de vendas. É nesta época que, normalmente, se iniciam os processos de seleção para novos empregos. Estas previsões melhoram as perspectivas de quem está buscando uma colocação no mercado de trabalho.
Especula-se que o aumento de trabalhos temporários seja o maior em seis anos
(Foto: Arquivo)
Estimativa é que a oferta seja a maior em seis anos
De acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), acredita-se que a oferta de vagas temporárias para o Natal de 2019 será a maior em seis anos.
A estimativa é que sejam contratados 91 mil trabalhadores temporários neste fim de ano para atender ao aumento sazonal das vendas. O número é 4% maior do que o registrado em 2018 (87,5 mil).
Regionalmente, a concentração de vagas se dispõe da seguinte forma: São Paulo (22,6 mil), Minas Gerais (10 mil), Rio de Janeiro (9,4 mil) e Rio Grande do Sul (7,6 mil). Mais da metade (54%) da oferta de vagas são para estes estados.
Segundo o estudo da CNC, os maiores volumes de contratações deverão ocorrer nos ramos de vestuário e de hiper e supermercados.
Cerca de 570 mil postos devem ser criadas até dezembro
Na previsão realizada pela Associação Brasileira do Trabalho Temporário (Asserttem), para 2019, especula-se que mais de 570 mil vagas sejam abertas até dezembro. Em 2018, foram abertas 500 mil oportunidades temporárias.
Também para este ano, a movimentação pode chegar a R$35,9 bilhões somente no período do Natal, e o varejo é o segmento que alavanca este valor.
Para quem busca um cargo fixo, os dados são otimistas. A expectativa é que mais de 25%, dos novos colaboradores sejam efetivados, número maior do que a dos últimos quatro anos.