Na Trilha dos Campeões: uma história de superação com Márcio Villar

Quinto personagem do Na Trilha dos Campeões, Márcio Villar coleciona recordes sendo um dos melhores ultramaratonistas. Confira sua trajetória!

Na Trilha dos Campeões
Autor:
Publicado em:14/02/2018 às 12:39
Atualizado em:14/02/2018 às 12:39
A ultramaratona de estudos de um concurseiro é tão intensa como a de um atleta. Os esforços são grandes, além de manter um preparo físico e psicológico bem alinhado para conseguir chegar até o objetivo final. Bater recordes, alcançar metas e o foco são os pontos em comum entre os candidatos a concurso público e Márcio Villar, ultramaratonista e primeiro brasileiro a alcançar alguns recordes mundiais.
 
Márcio Villar é mais um personagem da série Na Trilha dos Campeões, que reúne grandes histórias de superação. Se você ainda não viu, confira um pouco sobre a trajetória de Flávio Canto - ex-judoca e apresentador, Giovane Gávio - ex-atleta e treinador de vôlei, Paulo Verlings - ator da Rede Globo e Jean Irmer - jogador de futebol profissional.

Ultramaratonista teve foco e consegiu mudar o estilo de vida

Márcio Villar tem 50 anos. Empresário e analista de sistemas, ele trabalha de segunda a sexta-feira em uma construtora e levava uma vida normal, porém de maneira bem sedentária. O jovem era mais um entre a estatística da população que, em meio a correria do dia a dia, não conseguia conciliar a sua rotina com prática de exercícios.
 
Agora em uma nova vida de atleta, Márcio conta que aos 35 anos começou a perceber como estava prejudicando a sua saúde com o sedentarismo e falta de exercícios físicos. Um belo dia foi correr atrás de um ônibus, mas não conseguiu pegar. Foi a partir daí que a sua trajetória começou.
 
"Há 15 anos atrás eu tinha 98kg e só comia besteira. Eu tinha uma mercearia, e quando a pessoa chegava lá para pedir um hambúrguer eu fazia dois, um para mim e outro para ela. Se alguém chegava e pedia um misto quente eu também fazia dois. A gente acaba perdendo a noção das coisas." [VIDEO id="7772"]
 
Márcio Villar é o primeiro bracileiro a completar os 217km da Arrowhead, uma prova que é realizada no estado de Minnesota, nos Estados Unidos, considerada a prova com as condições mais difíceis.
 
É de ficar impresisonado, concurseiros. A temperatura da prova chega a 40ºC abaixo de zero. Além disso, Márcio é o único atleta do mundo que já cruzou a linha de chegada de todas as provas do "BAD135 World Cup", que é o principal circuito de ultramaratonas do mundo.

Desejo por resultados fez Márcio Villar ser o melhor no que faz

Após ter se dado conta de como estaria prejudicando a sua saúde, Márcio começou a tomar gosto pela prática diária de exercício. Começou a se inscrever em corridas de rua, inicialmente, e começou a ser o detentor desses inúmeros recordes.
 
Outro recorde impressionante que Márcio carrega no seu currículo é percorrer 827,16km em cima de uma esteira, no Américas Shopping, na Barra da Tijuca, Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro. Com esse feito, o ultramaratonista entrou para o Guiness Book, o livro dos recordes.
 
O ultramaratonista é um grande exemplo de foco e superação, além de ser determinado a conseguir alcançar os seus objetivos. Márcio traçou uma meta para a sua nova vida saudável e, com muito preparo e condicionamento, foi se aperfeiçoando para ser o primeiro e vencer os desafios.
 
Para os concurseiros, o atleta é uma inspiração. Ele não pensou em desistir e optou por dar a volta por cima, mesmo quando viu que a sua dificuldade era grande. Márcio não tratou as barreiras como o fim da linha, mas o começo para uma nova história.
 
Na Trilha dos Campeões com Márcio Villar

Sugira personagens!

Se você é do tipo de concurseiro que se identifica com histórias como a de Márcio Villar, que esabanja superação, sugira personagens para a nossa série Na Trilha dos Campeões. Conhece alguma personalidade ou figura pública que tenha uma história bem legal e pode inspirar você e outros candidatos? Compartilha com a gente nos comentários!