MPT autoriza realização de concurso público para procurador
Conselho Superior autoriza realização do 21º concurso público para o cargo de procurador do trabalho.
Autor:
Publicado em:04/06/2019 às 19:30
Atualizado em:04/06/2019 às 19:30
Está autorizada a realização do 21º concurso público para procurador do Ministério Público do Trabalho (MPT). O aval foi concedido em sessão extraordinária do Conselho Superior realizada na tarde desta terça-feira, 4.
O próximo passo será a formação de uma comissão organizadora, o que será incluído na pauta de uma próxima sessão. A oferta de vagas não foi determinada ainda, assim como a previsão para abertura do concurso.
No entanto, foi destacado na sessão que existem dois cargos em aberto e outros deverão surgir em breve. Do último concurso para a carreira do MPT ainda existem cinco aprovados que podem ser nomeados. Esses, contudo, já não suprem as vacâncias que o órgão prevê até a homologação do novo edital.
Para ser procurador do trabalho é preciso ter diploma de bacharelado em Direito e, no mínimo, três anos de experiência jurídica. De acordo com dados do Portal da Transparência, a remuneração inicial é de R$28.947,55.
Carreira do MPT tem inicial de mais de R$28 mil
(Foto: Divulgação/ MPT)
Último concurso teve cinco etapas de avaliação
O último concurso para procurador do MPT foi realizado em 2017, com oferta de uma vaga para Belo Horizonte, em Minas Gerais. Vale destacar qie mais pessoas aprovadas em cadastro de reserva foram convocadas durante a validade da seleção, das quais restam apenas cinco.
Os candidatos foram avaliados por meio de até cinco etapas, sendo elas:
prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório;
prova discursiva, de caráter eliminatório e classificatório;
prova prática, de caráter eliminatório e classificatório;
prova oral, de caráter eliminatório e classificatório; e
avaliação de títulos, de caráter classificatório.
Prepare-se para o concurso MPT 2019
No exame de múltipla escolha os candidatos tiveram até quatro horas para responder a 100 questões sobre as seguintes disciplinas, divididas em três grupos:
GRUPO I - Direito Constitucional; Direitos Humanos; Direito Individual e Coletivo do Trabalho; Direito Processual do Trabalho; Direito Civil e Direito de Empresa; e Regime Jurídico do Ministério Público.
GRUPO II - Direito Processual Civil e Direito Administrativo.
GRUPO III - Direito Previdenciário da Seguridade Social; Direito Penal; Direito Internacional; e Direito Comunitário.
Na prova discursiva foram cobradas questões e/ou resolução de um problema sobre as matérias dos Grupos I e II. Já a prova prática consistiu na elaboração de uma ou mais peças jurídicas sobre qualquer matéria do programa.