Marinha divulga locais de prova do concurso para o Quadro Técnico
A Marinha divulgou os locais das provas objetivas do concurso para o Quadro Técnico, marcadas para o dia 16 de junho.
Autor:
Publicado em:11/06/2019 às 09:35
Atualizado em:11/06/2019 às 09:35
Os candidatos do concurso para o quadro técnico da Marinha já podem imprimir seus comprovantes de inscrição no site de ingresso da Marinha. No comprovante estará listado o local e setor de realização da prova objetiva, marcada para o próximo domingo, dia 16 de junho.
A prova terá quatro horas de duração. Os concorrentes deverão responder a 50 questões de Conhecimentos Profissionais e uma redação, ambas de caráter eliminatório e classificatório.
As provas serão aplicadas nas seguintes cidades: Rio de Janeiro-RJ, São Pedro da Aldeia-RJ, Porto Alegre-RS, Santarem-PA, Angra dos Reis-RJ, Salvador-BA, Natal-RN, Belém-PA, Rio Grande do Sul-RS, Ladário-MS, Brasília-DF, São Paulo-SP, Manaus-AM, Santana-AP, São Luís-MA, Parnaíba-PI, Paranaguá-PR, Santos-SP, Fortaleza-CE, Espírito Santo-ES, Olinda-PE, Florianópolis-SC e Nova Friburgo-RJ.
A recomendação da Marinha é que os candidatos cheguem com antecedência aos locais de prova. Os portões serão abertos às 8h30 e fechados às 9h30. O horário limite para se apresentar na sala será 9h50.
Na ocasião, o candidato deverá apresentar o comprovante de inscrição e um documento oficial com foto. Será permitido o uso, apenas, de caneta preta ou azul fabricada em material transparente, lápis e borracha.
Militares deverão fazer a prova em trajes civis. No entanto, precisarão apresentar sua identidade militar de sua respectiva força.
Vale lembrar que não é permitido nenhum tipo de consulta durante a prova, bem como o uso de dispositivos eletrônicos. Além disso, as orelhas dos concorrentes devem estar totalmente descobertas durante a realização da prova, por medida de segurança.
Apenas quem concorre às vagas de Estatística, Oceanografia e Meteorologia poderá utilizar calculadora padrão (não científica). Nos dois últimos casos ainda será permitido o uso de régua simples.
Concurso oferece 29 vagas de nível superior
O concurso oferece 29 vagas para cargos de nível superior. As oportunidades estão distribuídas entre as especialidades de: Ciências Biológicas, Comunicação Social, Direito, Estatística, Informática, Meteorologia, Oceanografia, Pedagogia, Psicologia, Segurança do Tráfego Aquaviário e Serviço Social.
Puderam se inscrever candidatos graduados na especialidade de interesse, com idade menor que 36 anos completos até o dia 1° de janeiro de 2020. Ao todo, mais de 5 mil pessoas se inscreveram no concurso.
Os aprovados no concurso receberão, durante o curso de formação, um soldo de R$6.625. Estes são nomeados Guarda-Marinha. Além disso, os guardas ainda terão direito a benefícios, como alimentação, uniforme, assistência médico-odontológica, psicológica, social e religiosa.
Depois de formados, os aprovados assumirão o posto de Primeiro-Tenente. A remuneração será de cerca de R$11 mil, já contando o vencimento base e adicionais.
Candidatos farão provas no próximo domingo, 16 (Foto: Divulgação)
Concurso é realizado em diversas etapas
Além das provas objetivas, os candidatos do concurso para o quadro técnico da Marinha ainda serão submetidos a outras etapas de seleção. São elas: verificação de dados biográficos; inspeção de saúde; teste de aptidão física; avaliação psicológica; verificação de documentos; prova de títulos; procedimento de heteroidentificação complementar à autodeclaração.
Os aprovados em todas as fases ainda passarão por um curso de formação de oficiais (CFO), realizado no Centro de Instrução Almirante Wandenkolk, no Rio de Janeiro. O curso acontece em regime de semi-internato.
A duração do curso é de 39 semanas. Primeiro, os candidatos passam por um Período de Adaptação, de cerca de três semanas de duração. O início do curso está marcado para o dia 9 de março de 2020.
O objetivo das aulas é preparar o candidato para o exercício de funções em Organizações Militares da Marinha. O curso tem a duração de aproximadamente 39 semanas e é iniciado com o Período de Adaptação de cerca de três semanas.
Também será feito um Estágio de Aplicação (EA), em Organizações Militares (OM). O estágio terá duração de até seis semanas.
Descansar ou estudar na véspera da prova do seu concurso? [VIDEO id="7509"]