Mais da metade! Concurso PM-RN registra cerca de 60% de faltosos

O concurso da Polícia Militar teve um alto índice de abstenções nas provas objetivas, com mais da metade dos inscritos não comparecendo.

Autor:
Publicado em:26/09/2018 às 07:58
Atualizado em:26/09/2018 às 07:58

O concurso da Polícia Militar do Rio Grande do Norte aplicou provas no último domingo, 23, para o cargo de soldado. Eram esperados mais de 12 mil inscritos. Segundo o Instituto Brasileiro de Apoio e Desenvolvimento Executivo (Ibade), organizador da seleção, em torno de 60% dos confirmados não compareceram ao exame.

A banca não divulgou o percentual exato de abstenções, mas confirma que foram mais da metade de candidatos que se ausentaram no concurso PM-RN. Este, portanto, se configura um índice bem considerável. Em agosto, a Assessoria de Imprensa da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social informou à FOLHA DIRIGIDA que foram 12.841 inscrições.

Os gabaritos e cadernos de questões das provas objetivas já foram divulgados. Os documentos foram disponibilizados pela banca organizadora, um dia após a realização dos exames no domingo.

Prazo para recursos termina nesta quarta, 26

Quem não concordou com as respostas disponibilizadas pela banca poderá enviar o seu pedido de recurso somente até esta quarta-feira, 26. As solicitações devem ser feitas no portal do Ibade, preenchendo o formulário específico.

Os pedidos serão analisados pela banca examinadora. As respostas dos recursos e o gabarito final da prova objetiva, assim como as notas preliminares, serão divulgados no dia 17 de outubro. Em caso de anulação de questão, os pontos serão atribuídos a todos os candidatos.

PM-RN aceita recursos até esta quarta, 26
Recursos da PM-RN são aceitos até esta quarta-feira, 26
(Foto: Divulgação/PM-RN)

60% também é o percentual para aprovação na prova objetiva

A prova objetiva do concurso da Polícia Militar do Rio Grande do Norte foram realizadas nas cidades de Natal, Mossoró e Caicó, no turno da manhã e foi composta por 80 questões. Os candidatos tiveram cinco horas para responder toda a prova e escrever uma redação dissertativa.

As disciplinas cobradas na prova objetiva foram Língua Portuguesa, Noções de Direito Constitucional, Geografia do Brasil e do RN, Noções de Direito Penal Militar, Noções de Direito Penal, Noções de Legislação Extravagante, Noções de Informática e Legislação Específica da Polícia Militar.

Para ser considerado aprovado na prova objetiva, o candidato do concurso PM-RN deve obter 60% do total de pontos e ainda o mínimo 40% dos pontos em cada disciplina. Os habilitados serão convocados para as demais etapas: exame de saúde, teste de aptidão física, avaliação psicólogica, investigação social e avaliação de títulos. Haverá também curso de formação.

O concurso da PM-RN oferece mil vagas para o cargo de soldado, que exige nível superior completo, altura mínima de 1,65m para homens e 1,60m para mulheres. Ainda é necessário ter entre 21 e 30 anos e carteira de habilitação na categoria B. Dos inscritos, eram 3.437 são mulheres, que disputam 62 vagas. Para os homens são 938 vagas, foram computadas 9.404 inscritos. [VIDEO id="7488"]