Inspetor da Polícia Civil-RJ: como se preparar para o concurso
Quer saber mais sobre o cargo de inspetor da PC-RJ? Os professores Alexandre Prado e Thiago Brandão ajudam!
Autor:
Publicado em:06/09/2019 às 07:00
Atualizado em:06/09/2019 às 07:00
O cargo de inspetor da Polícia Civil-RJ terá a maior oferta do concurso 2020, com 597 vagas das 864 autorizadas pelo governador Wilson Witzel. O grande atrativo desse cargo também é exigir apenas o nível superior, em qualquer área de formação, e Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria B.
O cargo pertence ao grupo de agentes de polícia estadual de investigação e prevenção criminais, junto com os oficiais de cartório, investigadores, além do cargo isolado de piloto policial.
Quer saber mais detalhes do cargo e, o principal, como se preparar para a prova de inspetor da PC-RJ? Acompanhe esse conteúdo até o final!
Polícia Civil-RJ prepara concurso 2019 para inspetor e outras seis
carreiras (Foto: Governo do RJ)
Qual a função de um Inspetor da Polícia Civil?
De acordo com a Lei 3.586/2001, que rege a Polícia Civil do Rio de Janeiro, os inspetores de polícia são responsáveis por exercer atividades envolvendo supervisão, coordenação, orientação e controle de chefias de policiais civis.
Os profissionais da área respondem pela assistência às autoridades superiores em assuntos técnicos especializados e fiscalização de trabalhos de segurança, investigações e operações policiais, entre outras atividades.
Exercem também, quando exigidas no concurso público, a especialidade e habilitação profissionais, atividades de natureza técnica envolvendo supervisão, orientação e execução de serviços em oficinas ou unidades policiais relacionadas com a função.
Quando ocupante da classe Comissário de Polícia, o inspetor realiza investigações e operações policiais, segurança de autoridades, bens, serviços e de áreas de interesse da segurança pública, investigações e operações policiais.
Quanto ganha um inspetor da PC-RJ?
Ao ser aprovado em um concurso público, o ingresso ocorre pela 6ª classe. Em 2019, a remuneração dos inspetores é de R$6.280,31. Esse valor já inclui o auxílio-alimentação de R$264.
Mensalmente, os policiais civis também recebem adicional de atividade perigosa; adicional por tempo de serviço; gratificação por habilitação profissional e gratificação de atividade técnico-científica de nível superior.
O que é preciso para ser inspetor da Polícia Civil?
A lei determina que as seleções para ingresso na corporação sejam divididas em duas fases.
1ª fase: provas de conhecimentos, exame psicotécnico, exame médico e prova de capacidade física;
2ª fase: curso de formação profissional, com apuração de frequência, aproveitamento e conceito.
Os habilitados na primeira etapa do concurso são matriculados no curso de formação, realizado na Academia de Polícia Sylvio Terra, no Centro do Rio de Janeiro.
Durante as aulas, o concorrente recebe bolsa-auxílio correspondente a 80% do valor do vencimento-base da classe inicial do cargo. Sem incidência de descontos relacionados com o regime próprio de previdência.
Quando foi o último concurso para inspetor?
O último concurso para inspetor da Polícia Civil do Rio foi realizado no ano de 2012. Na ocasião, o edital trouxe a oferta de 600 vagas para o cargo. A banca organizadora foi a Fec UFF (atual Fundec).
Na primeira etapa, foram cobradas:
30 questões objetivas de Língua Portuguesa.
20 perguntas de Conhecimentos Básicos de Informática
50 de Conhecimentos Específicos (Direito Constitucional, Direito Administrativo, Direito Penal e Leis Penais Especiais, Direito Processual Penal).
Os classificados na prova objetiva foram os candidatos que alcançaram ao menos 50% dos pontos em cada um dos módulos, isoladamente.
Como se preparar para o concurso de inspetor da PC-RJ?
Com a extensa grade de conteúdos exigida, é preciso bastante organização para estudar tudo para a prova de inspetor da Polícia Civil do Rio de Janeiro. O professor Thiago Brandão, coordenador do Projeto Aprovação, e O Especialista da FOLHA DIRIGIDA, professor Alexandre Prado, apontaram como você pode seguir nessa missão.
#1 - Calcular tempo de estudo semanal
A primeira dica do professor Thiago é realizar uma análise do tempo disponível que você tem para estudo. Após ter essa definição, você deve multiplicar essas horas por sete. Esse número final de horas será a base que você distribuirá as matérias.
Exemplo:
Você possui três horas por dia para estudo. Essas três horas, multiplicadas por sete (dias), resultam em 21 horas por semana para estudo. Assim, você distribuirá o seu estudo dentro desse período semanal.
#2 Atenção nas provas de Informática, Português e Legislações
Em relação ao estudo para as disciplinas, o professor Alexandre levanta a questão de que Informática e Português compreenderam 50% da prova se 2012. Logo, é preciso dar uma atenção extra para elas.
Afinal, caso você não acertasse metade das questões de cada disciplina, estaria reprovado.
Como se preparar para as duas matérias? Thiago Brandão recomenda a realização de muitos exercícios e simulados dessas disciplinas.
O fundamental é: a cada questão que você errar, fazer um resumo do assunto. Pode parecer um trabalho pesado, porém fará com que de fato você consiga assimilar o conteúdo.
Na parte de Legislação, o professor recomenda que você verifique os artigos preferidos das bancas e provas anteriores e faça um resumo desses assuntos também!
Já O Especialista indica que os candidatos usem a prova do último concurso para inspetor como referência. Entretanto, ele ressalta que você deve estar atento às atualizações na legislação.
Em relação à legislação federal, pode consultar no site do Planalto.
Quanto à legislação estadual, é preciso tomar bastante cuidado, pois estas sofreram muitas alterações. Tanto o estatuto do servidor estadual, como o regulamento do policial e a de carreira foram alteradas.
Muitas pessoas não dão atenção a essa etapa, porém ela também tem caráter eliminatório e é bem rígida por conta do cargo de inspetor permitir porte de arma.
Nesse caso, você deverá pesquisar previamente sobre os tipos de testes psicotécnicos, como o de teste palográfico, de figuras e reconhecimento de encaixe.
► Exame médico
Esta etapa deverá ser consultada no momento da publicação do edital! Você deve ter atenção aos exames que serão solicitados e como deverá ser a entrega.
► Curso de formação profissional
O curso de formação profissional envolve uma apuração de frequência, aproveitamento e conceito. Segundo o professor Alexandre Prado, você deve levar esse curso com muita seriedade. O propósito é preparar o aluno para o cargo.
Por conta de sua aprovação na primeira etapa você certamente estará apto a encarar as atividades realizadas durante o curso de formação. Logo, dedique-se e dê o seu melhor quando esse momento chegar!
Materiais de estudo para inspetor da PC-RJ
Aqui na FOLHA DIRIGIDA você encontra uma série de conteúdos, abertos e exclusivo para assinantes, para o cargo de inspetor: