É verdade que os setores que mais empregam no Brasil ainda são os que menos contratam pessoas com 50 anos ou mais. Contudo, não é impossível conseguir uma vaga no mercado de trabalho ao atingir essa idade.
Inclusive, aumentar a oferta de oportunidades para pessoas mais velhas é um dos desafios que as empresas têm pela frente. Acontece que a população idosa está cada vez maior e a Reforma da Previdência - que vai levar a aposentadorias mais tardias - vai impactar no número de pessoas mais velhas no mercado de trabalho.
Só entre 2012 e 2018, a quantidade de trabalhadores com mais de 50 anos cresceu 20%, segundo dados do estudo da Consultoria iDados, com base na Pnad Contínua, do IBGE. Já o número de empregados com idade entre 14 e 49 anos diminuiu 1,5%.
Na hora de procurar uma vaga, algumas orientações podem ajudar a ter mais chances de conquistar a atenção dos recrutadores. Antes de tudo, encontrar um perfil de vaga que se enquadre no seu perfil profissional.

Existem diversos sites de pesquisa de oportunidades que podem ajudar nessa triagem. Um deles, por exemplo, é o Maturijobs, plataforma brasileira que reúne chances de trabalho, capacitação profissional, networking etc, voltado para pessoas mais velhas.
Uma boa notícia é que as empresas têm valorizado cada vez mais profissionais especialistas em assuntos. Por isso, a experiência e a maturidade de trabalhadores com mais de 50 anos pode ser um ponto forte que deve ser salientado.
A maior parte das pessoas que buscam emprego é jovem, por isso a idade pode chamar atenção entre os concorrentes. Mas não é necessário salientá-la na entrevista de emprego com frases do tipo “eu tenho idade para ser seu pai” ou “nessa época eu já tinha terminado a faculdade”.
Diploma EAD vale como curso normal? Tire suas dúvidas
Acontece que a diferença de idade pode muitas vezes deixar recrutadores mais novos apreensivos ou até intimidados. Quem busca conseguir o emprego, deve estar a vontade e procurar deixar o recrutador a vontade também.
Por fim, uma boa saída para aqueles que não conseguem uma vaga no mercado privado é o serviço público. Isso mesmo: prestar concursos pode se tornar uma saída melhor para quem tem mais de 50 anos.
As seleções nacionais ou de grandes órgãos públicos costumam ser bem concorridas e podem levar mais tempo para chamar os aprovados. Porém, há também os concursos menores, municipais ou estaduais.
Muitas vezes, inclusive, em concursos públicos a idade é utilizada como critério de desempate, dando vantagem a candidatos mais velhos. Ficou animado? Então comece a se planejar quanto antes, porque os concursos exigem preparação antecipada e muito foco nos estudos.
Leia tabém: