*matéria atualizada em 29/08/2018, às 15h34
O Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul (Ieses) será o organizador do concurso TJ-AM. A contratação da banca foi anunciada na terça-feira, 28 de agosto, pelo Diário da Justiça Eletrônico do Tribunal de Justiça do Amazonas.
Errata: ao invés do que foi veiculado, o TJ-AM ainda não contratou a banca para o concurso da área de apoio. O que foi publicado no Diário Oficial é a prorrogação do contrato com o Ieses para o concurso de cartórios, que está na fase de análise de títulos.
Mesmo sem a definição da banca organizadora, o presidente do TJ-AM, desembargador Yedo Simões, adiantou que o edital com as regras da seleção deve sair ainda este ano.
O concurso será destinado ao quadro efetivo do tribunal, com oferta para todos os níveis de escolaridade. O número de vagas, entretanto, ainda não foi informado. A última seleção para o TJ-AM, realizada em 2013, teve oportunidades para os cargos de auxiliar (nível fundamental), assistente (nível médio) e analista judiciário (nível superior).
Messias Andrade, coordenador administrativo da Comissão do concurso TJ-AM, já adiantou que as oportunidades não serão apenas para capital. “O importante é ressaltar que serão vagas para todo o estado com cadastro de reserva”.
Comissão organizadora do concurso TJ-AM foi formada em julho
Os preparativos internos do concurso TJ-AM foram iniciados em julho, quando nove servidores foram designados a formar a comissão organizadora da seleção. O presidente do Tribunal, desembargador Yedo Simões, confirmou que o concurso era uma das metas de sua gestão.
A primeira reunião da comissão ocorreu no dia 10 de julho, quando os profissionais começaram os estudos para definir o número de vagas.
"Iniciamos o trabalho prévio, que envolve o estudo de demanda de profissionais; a realização de atos administrativos preparatórios; um estudo de possíveis impactos financeiros e, inclusive, e da necessidade de eventuais ajustes na legislação que trata da lotação e provimento de cargos no âmbito do Tribunal, medida esta que terá de ser submetida à apreciação da Assembleia Legislativa do Estado”, afirmou o presidente do TJ-AM.
Quer acesso ilimitado a cursos de preparação para concursos?
Último concurso TJ-AM para área de apoio ocorreu há cinco anos
O último concurso para o Tribunal de Justiça do Amazonas foi realizado em 2013. Na época, o órgão ofereceu 300 vagas em diversos cargos, sendo 20 vagas para auxiliar judiciário (fundamental); 187 para assistente judiciário (médio) e 93 para analista judiciário (superior).

(Foto: Seduc-AM)
As oportunidades foram para a capital Manaus (capital) e para as comarcas localizadas nos municípios de Manacapuru, Careiro-Castanho, Careiro da Várzea, Iranduba, Rio Preto da Eva, Itacoatiara e Presidente Figueiredo. As remunerações variavam entre R$1.833,75 e R$6.787,06 para jornada de trabalho de seis horas diárias.
Os candidatos foram submetidos apenas a provas objetivas. O regime de contratação do TJ-AM é o estatutário, que assegura a estabilidade empregatícia.
Veja dicas para começar os estudos do concurso TJ-AM
A orientação dos especialistas é que os interessados no concurso TJ-AM não esperem a publicação do edital e comecem a preparação desde já. O ex-servidor do Tribunal de Justiça do Amazonas e professor do curso ‘Sou concurseiro e vou passar’, Fábio Silva, disse que os estudos antecipados aumentam as chances de aprovação.
"É praticamente impossível estudar todo um conteúdo programático do zero de forma satisfatória da publicação até a prova, haja vista este prazo gira em torno de 30 a 60 dias", constatou.
Ele também listou sete dicas para que os interessados comecem os estudos para o concurso TJ-AM e garantam uma vaga. São elas:
1- Compre um caderno ou fichário;
2 - Divida o mesmo pela mesma quantidade de disciplinas do concurso;
3 - Estude os assuntos da forma que achar mais adequada: cursos presenciais, cursos online, livros ou apostilas;
4 - Copie tudo de determinada disciplina para o caderno/fichário;
5 - Faça revisões diárias de cada disciplina, nunca deixando de revisar tais assuntos por mais de sete dias;
6 - Estude de duas a três disciplinas por dia, pelo menos uma hora para cada;
7 - Resolva questões dos assuntos estudados.
No vídeo abaixo, Fábio Silva explica como começar a estudar para concursos do zero: [VIDEO id="7717"]