Concurso Sejus-CE: convocação da última turma será anunciada dia 19
De acordo com anúncio do governador Camilo Santana, data para convocação da última turma de agentes será divulgada esta semana.
Autor:
Publicado em:17/09/2019 às 13:10
Atualizado em:17/09/2019 às 13:10
Boa notícia para os candidatos aprovados no concurso para Secretaria da Justiça e Cidadania do Ceará (Sejus-CE). O governador Camilo Santana anunciou que vai divulgar a data para a convocação da última turma de agentes penitenciários na próxima quinta-feira,19.
"Quinta-feira estarei reunido com a secretaria de planejamento e em conversa com o secretário Mário Albuquerque (secretário de Administração Penitenciária do Ceará). No mesmo dia irei anunciar a data da convocação da última turma dos agentes penitenciários", disse Santana.
A declaração foi dada por meio de vídeo em sua página no Facebook nesta quarta, 17. O concurso Sejus-CE teve seu edital de abertura publicado em 2017, e ofertou mil vagas para o cargo de agente penitenciário.
Primeira convocação foi feita em 2018
(Foto: site do Governo do Ceará)
A primeira turma tomou posse em julho do ano passado. Na época, a seleção reuniu 695 aprovados em formação de cadastro reserva. Com a convocação e empossamento do último grupo, serão mais de mil agentes intensificando a segurança penitenciária do estado.
As oportunidades da seleção foram divididas da seguinte maneira:
Região metropolitana de Fortaleza;
Litoral Oeste;
Sobral/Ibiapaba
Sertão dos Inhamus
Sertão Central
Baturité
Litoral Leste/Jaguaribe; e
Cariri/Centro Sul.
Concurso Sejus-CE ofertou mil vagas em 2017
Com remuneração deR$3.747,29, a Secretaria da Justiça e Cidadania do Ceará (Sejus-CE) ofertou mil vagas para a carreira de agente penitenciário. Para concorrer ao cargo, era necessário ter ensino médio completo.
De acordo com o Governo do Ceará, a Sejus por meio do Instituto AOCP - instituição responsável pelo concurso - registrou 76.906 candidatos inscritos. O concurso Sejus-CE foi composto por duas fases. A primeira constituída por prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório.
No exame objetivo, os candidatos responderam 60 questões de múltipla escolha, divididas entre as matérias de Língua Portuguesa, Noções de Informática, Noções de Direito, Direitos Humanos e Cidadania, Legislação Especial e Conhecimentos Específicos.
Já a segunda fase foi constituída por cinco etapas, todas eliminatórias: inspeção de saúde, avaliação de capacidade física, teste psicológico, investifação social e funcional, e o curso de formação pessoal.
A homologação do concurso foi publicada em junho de 2018, com prazo válido por dois anos. Desta forma, ficará valendo até o mesmo mês de 2020.