Concurso PC-ES para delegado revela detalhes em projeto básico
A Polícia Civil do Espírito Santo publicou o projeto básico do concurso para delegado com informações importantes como as etapas da seleção.
Autor:
Publicado em:11/10/2018 às 14:48
Atualizado em:11/10/2018 às 14:48
Os candidatos interessados em ingressar na segurança do Espírito Santo podem comemorar, pois tem novo edital próximo de ser divulgado. A Polícia Civil divulgou o projeto básico do concurso para delegado, que está sendo utilizado para contratar a banca.
O documento foi publicado no site da corporação e contém informações importantes, como as etapas de seleção, estimativa de taxa de inscrição e inscritos, prazo da validade, entre outras informações. O projeto confirma as 33 vagas autorizadas para a carreira de delegado.
O concurso da Polícia Civil do Espírito Santo para o cargo de delegado foi autorizado no dia 20 de agosto pelo governador Paulo Hartung, durante coletiva de imprensa, no Palácio Anchieta, no gabinete do governador. O próximo passo é definir a banca orgnaizadora.
Concurso para delegado da PC-ES inicia escolha da banca
(Foto: Divulgação/PC-ES)
Confira os principais detalhes do projeto básico
Sobre o cargo
⇒ Requisito
Nível superior em Direito
⇒ Salário
R$10.058,56
⇒ Carga horária
Jornada de 40 horas semanais
Estimativa de inscritos
A Polícia Civil estimou que 5.129 candidatos devem se candidatar no próximo concurso para o cargo de delegado. De acordo com o balanço feito pela corporação, a demanda será de aproximadamente 155 candidato por vaga. O cálculo foi feito com base em algumas informações, como:
• Total de candidatos inscritos nos dois últimos concursos para delegado na PCES;
• Total de candidatos inscritos nos concursos para delegados em outros estados no exercício de 2018;
• Média de candidatos por vagas.
Estimativa de pagantes e isentos
Com um cálculo similar ao da estimativa de inscritos, a Polícia Civil do Espírito Santo também mediu o percentual de pagantes e isentos do concurso para o cargo de delegado. Além disso, pontuou quais serão os critérios para solicitação de isenção:
• Isentos de apresentação de “Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda de Pessoa Física” - Lei Ordinária 10.822/2018;
• Doador de medula óssea - Lei Estadual nº 10.607/2016;
• Inscrito no “Cadastro Único para Programas Sociais” do Governo Federal - Lei Estadual nº 9.652/2011, Decreto Federal nº 6.135/2007.
O documento informa ainda sobre a publicação recente da Lei 10.822/2018 e o fato de apenas dois concursos terem sido realizados após a sua divulgação, sendo eles: PM e Corpo de Bombeiros. Com dados enviados pela SESP a Polícia Civil chegou a conclusão de que, do total de inscritos, 13% deverão ficar isentos e 87% serão pagantes.
Valor da taxa de inscrição
Para ter a estimativa do valor da taxa de inscrição do concurso, a Polícia Civil pesquisou as outras seleções para delegados em andamento em outros estados. Com base nas análises realizadas, constatou que o valor da taxa não poderá ultrapassar R$206,86.
Cronograma
O projeto básico também traz algumas previsões, a partir da assinatura do contrato com a empresa escolhida ela deverá:
- Elaborar e apresentar o edital em até 30 dias após o recebimento da Ordem de Serviço;
- Registrar as inscrições em até 30 dias, a contar da publicação do Edital;
- Aplicar a prova escrita em até 120 dias, a contar da homologação das inscrições;
- Ininiar cada etapa ou fase do concurso até 30 dias após o resultado final da etapa/fase anterior.
- Divulgar o resultado final até 30 dias após o resultado da última etapa/fase do concurso.
Prazo de validade
O prazo de validade do concurso será de dois anos, contados a partir da data de homologação do resultado final e podendo ser prorrogado pelo mesmo período.
Homologação
De acordo com o projeto, o resultado final do concurso público será homologado pela Secretaria de Estado de Gestão e dos Recursos Humanos e publicado no Diário Oficial do Estado do Espírito Santo.
Etapas de seleção
O concurso será realizado em sete etapas, que podem classificar e eliminar os candidatos. As cinco primeiras etapas serão de responsabilidade da instituição escolhida, enquanto as duas últimas serão realizadas pela própria Polícia Civil do Espírito Santo.
Etapa
Caráter
Fases
Execução
1ª Etapa
Eliminatório e Classificatório
Prova escrita de conhecimento
Empresa organizadora
2ª Etapa
Eliminatório e Classificatório
Prova discursiva e uma peça prática
Empresa organizadora
3ª Etapa
Eliminatório
Exame de Aptidão Física
Exame de sanidade física e mental
Exame psicotécnico
Empresa organizadora
4ª Etapa
Eliminatório e Classificatório
Prova oral
Empresa organizadora
5ª Etapa
Classificatório e Eliminatório, respectivamente
Avaliação de títulos
Comprovação do tempo mínimo de prática forense ou atividade policial
Empresa organizadora
6ª Etapa
Eliminatório
Sindicância de vida pregressa
PCES
7ª Etapa
Eliminatório
Curso de Formação Profissional
PCES
Último concurso é referência para os estudos
Os candidatos que desejam se preparar para o concurso já podem começar os estudos. O último edital é referência e pode ser tirado como base na preparação. O mais recente é do ano de 2013, quando a Polícia Civil três vagas para a carreira de delegado.
A seleção, na época, foi organizada pela Fundação Professor Carlos Agusto Bittencourt (Funcab). Os candidatos foram avaliados com provas escritas, objetiva e discursiva, entrega da ficha com informações confidenciais e certidões sócio-criminais, além do exame médico e toxicológico, exame psicológico, teste de aptidão física e, por último, uma investigação social. [VIDEO id="7566"]