O resultado final das provas discursivas do concurso Iphan foi divulgado na quarta-feira, 3 de outubro, pelo site do Cebraspe, banca organizadora. O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional também convocou para perícia médica os candidatos com deficiência e. para o procedimento de identificação, os que se declararam negros.
Os candidatos do concurso Iphan foram listados por cargo/área/UF, número de inscrição e nota final na prova discursiva. Confira o resultado na íntegra, no documento abaixo:
As provas discursivas do concurso Iphan foram aplicadas no mesmo dia dos exames objetivos, 26 de agosto. Todos os concorrentes tiveram que desenvolver um texto dissertativo com até 30 linhas sobre tema relacionado ao Patrimônio Histórico. As redações tiveram valor máximo de 40 pontos, sendo aprovado quem teve 50% de aproveitamento. Ou seja, notas acimas de 20 pontos.
A perícia médica e o procedimento de heteroidentificação serão realizados no dia 10 de novembro. Os candidatos poderão consultar o horário e local de aplicação a partir do dia 6, pelo portal do Cebraspe. A orientação da banca é chegar com uma hora de antecedência.

Os resultados provisórios da perícia médica e do procedimento de heteroidentificação serão publicados no dia 14 de novembro, no Diário Oficial da União e no portal do Cebraspe.
Candidatos de nível superior ainda terão avaliação de títulos
Somente os candidatos de nível superior, classificados nas provas objetivas e discursivas, serão submetidos ainda a avaliação de títulos. O edital de convocação para essa etapa, de caráter apenas classificatório, será divulgado no dia 20 de novembro, pelo site do Cebraspe e no Diário Oficial da União.
Na avaliação de títulos, serão levados em consideração documentos que comprovem especializações e exercício de atividade autônoma profissional de nível superior na Administração Pública ou na iniciativa privada em cargos conforme conhecimentos específicos da prova objetiva da área a que concorre.
A pontuação máxima será 14, ainda que a soma dos valores dos títulos apresentados seja superior a esse valor. Para candidatos de nível superior a nota final do concurso Iphan será a soma das pontuações obtidas nas provas objetivas, discursivas e de títulos.
Já para os concorrentes de nível médio, a nota final será o somatório apenas dos exames objetivos e discursivos. O prazo de validade da seleção será de dois anos, podendo ser prorrogado por igual período. No vídeo abaixo, saiba como pontuar na prova de títulos:[VIDEO id="7649"]
Concurso Iphan teve 64 mil inscritos para 356 vagas
O concurso Iphan registrou 64.397 candidatos para 356 vagas dos cargos de auxiliar administrativo, técnicos e analistas. As demais 55 vagas oferecidas pela seleção são para técnico da área de Arqueologia, cujo número de inscritos não foi informado porque o prazo de inscrição foi reaberto somente para o cargo. .
As provas objetivas e discursivas do concurso Iphan foram aplicadas no domingo, 26 de agosto. No total, foram contabilizados 17 mil faltosos. No período da tarde, quando foram realizados os exames para o cargo de auxiliar institucional, teve o maior número de abstenção. Dos 31.884 inscritos para o cargo de nível médio, 9.340 não compareceram, o que indica um percentual de 29,3% de falta.
Todos os candidatos tiveram que responder a 120 itens de Conhecimentos Básicos e Específicos, além de elaborar uma redação. As provas objetivas do concurso Iphan tiveram valor máximo de 120 pontos. Foi considerado reprovado quem obteve menos de 36 pontos no somatório das disciplinas.
Os concorrentes deveriam somar, no mínimo, 10 pontos em Conhecimentos Básicos e 21 em Conhecimentos Específicos. A correção foi no estilo Cebraspe, em que um erro anulou os pontos de um acerto.
Iphan tem nova data de prova para área de Arqueologia
Uma retificação do concurso Iphan, publicada em agosto, alterou requisitos para o cargo de técnico na área de arqueologia. Com isso, as inscrições para a área foram reabertas e recebidas entre 27 de agosto e 10 de setembro. Os ganhos da carreira são de R$5.493,29.
A data das provas objetivas e discursivas também foram modificadas e estão marcadas para 21 de outubro, com duração de quatro horas e meia. No dia 10 do mesmo mês será divulgada convocação que informará os procedimentos para consulta aos locais de prova.
O resultado final das avaliações objetivas e o provisório das discursivas, neste caso, estão previstos para serem divulgados no dia 31 de outubro, pelo portal do Cebraspe e no Diário Oficial da União.