Concurso Iphan publica resultado final para todos os cargos
O concurso do Iphan teve seu resultado final publicado. Seleção ofereceu 411 vagas mais cadastro em diferentes vagas.
Autor:
Publicado em:12/12/2018 às 08:52
Atualizado em:12/12/2018 às 08:52
O concurso Iphan chegou ao fim com os resultados finais publicados. Os candidatos já podem consultar o resultado da avaliação de títulos para nível superior e, também, final do concurso para todos os cargos. Os documentos constam no Diário Oficial da União desta quarta-feira, 12, e no site da banca, o Cebraspe.
A prova de títulos teve caráter classificatório e valor de até 14 pontos. De acordo com o edital, foi atribuída a seguinte pontuação a cada titulação apresentada:
Doutorado - quatro pontos;
Mestrado - dois pontos;
Especialização - um ponto;
Atividade autônoma ou profissional de nível superior na administração pública - 1,40 por ano.
O concurso do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional selecionou para 411 vagas, sendo 131 para o cargo de auxiliar institucional, de nível médio, 176 para técnico I e 104 para analista I, ambos de nível superior. Os ganhos são de R$3.877,97 para nível médio e R$5.493,29 para nível superior.
Concurso Iphan teve quase 65 mil inscritos
O concurso Iphan foi bastante procurado, com quase 65 mil inscrições recebidas. Ao todo, foram 64.397 candidatos. No entanto, o número de faltosos também foi alto. Nas primeiras provas foram registradas 17 mil abstenções.
A maioria foi no turno da tarde, quando foram realizados os exames para o cargo de auxiliar institucional – nível médio. Dos 31.884 inscritos, cerca de 9.340 faltaram, o que gera um percentual de 29,3% de abstenção.
Concurso Iphan tem resultado final publicado (Foto: Divulgação)
Já no período da manhã, quando foram aplicadas as provas para técnicos e analistas – de nível superior – mais de 8 mil pessoas faltaram. Com isso, dos 32.513 candidatos graduados, em torno de 25% estiveram ausentes.
Os dados foram passados com exclusividade à FOLHA DIRIGIDA pelo Cebraspe. Tais números fazem referência às 26 capitais brasileiras e ao Distrito Federal, onde as provas do concurso Iphan foram aplicadas.
Para a maioria das áreas, as avaliações aconteceram no dia 26 de agosto. A exceção foi o cargo de técnico da área de Arqueologia, que teve os exames adiados para 21 de outubro, devido uma ação emitida pelo Ministério Público Federal (MPF) para alterar os pré-requisitos para a inscrição no cargo.
O prazo de validade do concurso será de dois anos, contados a partir da data de publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período.
Como funcionam as convocações nos concursos? [VIDEO id="6314"]