Psicóloga diz como combater a ansiedade pré-prova do concurso IBGE
Psicóloga Anna Luiza Martins orienta como os candidatos podem enfrentar a ansiedade antes da prova do concurso IBGE, no próximo domingo, 8.
Autor:
Publicado em:06/12/2019 às 15:30
Atualizado em:27/07/2023 às 15:24
Ansiedade: bom ou ruim?
A psicóloga conta que a ansiedade precisa ser enfrentada e que, de antemão, é necessário compreender qual tipo de ansiedade está acontecendo, pois existem mais de uma.
Segundo ela, se for uma ansiedade que motiva e que leva o candidato a ação ou a tomada de alguma decisão, então é uma ansiedade positiva. Para Anna esse sentimento é bom para quem vai prestar concurso.
"Essa ansiedade, inclusive, é muito positiva para os concurseiros em geral, porque é a ansiedade que nos ajuda a sair do lugar, estudar e pensar como é que vai ser a nossa prova e nos ajuda a se preparar para ela", contou.
Então em relação a essa ansiedade, a psicóloga diz que não é preciso tentar controlá-la e sim lidar com o sentimento da melhor maneira possível, enxergando o que de positivo essa agitação pode trazer de bom e aproveitar.
A pisicóloga da UFF ressalta que se for uma ansiedade que paralisa, faz ter medo, sensação de congelamento e que reflete inclusive no corpo, precisa ser sim cuidada. "Aí sim é uma ansiedade diferente, que precisa ser enfrentada", completou.
Estou ansioso, o que fazer?
Para lidar com a ansiedade, a dica que Anna deixa é fazer algo que lhe agrade, como ver os amigos, sair com a família, procurar coisas relaxantes, para não ficar pensando intensamente na prova que está chegando.
Há poucos dias para a prova, a psicológa conta que já não é mais hora de estudar. "É o momento de procurar técnicas de relaxamento, coisas que nós gostamos de fazer e que nos relaxa", contou.
Além disso, Anna diz que a preocupação é normal, pois ninguém quer se frustrar, nem receber respostar negativa, o que causa uma tensão antes da avaliação. Porém o ponto que ela levanta é se essa reação está atrapalhando o seu desempenho.
"A grande questão é até que ponto essa tensão está correspondendo ao que é normal e até que ponto isso está indo além e está atrapalhando mais do que deveria", questionou.
Como aumentar a concentração antes da prova?
(Foto: Pixabay)
Como aumentar o nível de concentração?
A psicóloga conta que esse período antes da prova é um momento em que é preciso aprender a se acolher. A profissional conta que esse auto-acolhimento faz com seja mais fácil enfrentar a prova e conseguir se concentrar.
"Quando a gente aprende a se acolher e entender que está tudo bem se sentir tenso diante de um momento como uma prova ou um concurso, a partir desse momento, a gente começa a enfrentar essa situação de uma forma mais positiva e produtiva", explicou.
Ela conta que quando se está preocupado em ser produtivo e eficaz, as pessoas esquecem de se olhar e se acolher e isso tira a compreensão de que "as vezes está tudo bem não estar tão bem assim".
"Esse é o momento de ter momentos a sós para compreender essa ansiedade, para olhar e ver se essa ansiedade está te fazendo bem, te fazendo mal, se ela está excessiva e, caso ela esteja excessiva, entender porque ela está excessiva", contou.
Anna conta que é um momento para pensar no que está em jogo e fazer uma reflexão mais profunda, compreendendo essa ansiedade nesse primeiro momento, e levantar estratégias para lidar com isso.
"Não é fingir que não está ali, mas é enfrentar. Pegar na mãozinha da ansiedade e falar: 'ok, e agora? O que eu faço com você? Como é que podemos enfrentar essa situação juntos? O que eu posso tirar de bom dessa ansiedade?'", completou.
"As estratégias de concentração variam muito de pessoa para pessoa, o que funciona para uma pessoa pode não funcionar para outra pessoa", destacou. Mas, de um modo geral, a psicóloga conta que, pelo nosso funcionamento biológico e cerebral, exercícios de organização pessoal podem ajudar.
"Você organiza seus estudos, organiza sua rotina, tem um plano de estudos, isso costuma ajudar muito", completou. Ela também sugeriu ter um acompanhamento de um profissional.
"Um profissional eu não digo nem só em termos de terapia, mas alguém que possa te ajudar no seu processo de planejamento de estudos, alguém mais experiente que possa te ajudar a montar o seu cronograma, porque só a organização em si já pode ajudar muito você a lidar com essa ansiedade que acontece antes de uma prova", aconselhou.
"Pensamentos ruins podem vir a qualquer momento em nossa vida, quando a gente está diante de uma prova geralmente o sentimento ruim que vem é o de fracasso e, muitas vezes, é uma catastrofização que não corresponde com a realidade", relatou Anna.
A psicóloga conta que é importante saber que "as nossas mentes pregam peças, então nem tudo que a nossa mente diz para gente é verdade". A dica que ela dá é fazer o exercício de não dar ouvidos a esses pensamentos.
"É tentar entender e pensar que a nossa realidade vai além daquilo que pensamos, nós não somos só aquilo que nós pensamos! E aí é fazer esse esforço de separar e ter consciênca do seu próprio pensamento, se tornar observador do seu pensamento nesse momento de tensão".
Esses pensamentos que vêm a cabeça, não necessariamente são verdades, para Anna essas ideias surgem pelo nervosismo de estar diante de um momento de avaliação.
"Aí é resgatar também toda a sua preparação. É importante ter em mente os seus momentos de preparação: 'eu estudei, eu li o edital, eu estou preparada para fazer essa prova, então esses pensamentos negativos não correspondem a minha realidade'", completou.
Exercícios para aumento o foco
Segundo Anna, o melhor exercício para aprender a focar na prova é ter organização pessoal, com cronograma, agenda e plano de estudos. Ela diz que, com essa organização, é possível separar o tempo para o descanso e para o lazer.
Anna também fala que tendo o tempo de lazer separado, quando a pessoa estiver no momento de estudo, não vai pensar que poderia estar descansando e vice-versa. Dessa forma, cada coisa terá seu momento.
"A gente vai poder respeitar esses momentos, uma vez que esteja organizado, e não vai se sentir culpado se estiver fazendo uma coisa que já estava programada para ser feita naquele momento", explicou.
Essa organização pessoal, segundo Anna, vai ajudar a focar nos estudos, na prova e ter momentos para focar no cotidiano, na família e no lazer. A psicóloga ainda conta que não é legal usar todo o tempo somente para os estudos.
"Até porque não é saudável você focar 100% do seu tempo naquela prova, só vai aumentar mais ainda a sua ansiedade. Não é legal, não é uma boa estratégia, então a atividade principal é a organização do seu tempo."
Descansar ou estudar?
"Sem descanso nosso cérebro não consegue nem reter aquilo que a gente tem estudado", disse. Ela completou dizendo que é preciso ter um ciclo em que se possa descansar e estudar, sem comprometer nenhuma das atividades.
Ela conta que se o candidato não dormir e se alimentar apropriadamente, o estudo e memorização ficam comprometidos. A memorização que, segundo a psicóloga, é uma função tão importante quando se estuda para concurso.
Segundo ela, o descanso não só é uma boa alternativa, como é necessário.
Psicóloga deixa uma dica de relaxamento
E, por fim, Anna deixou uma dica bem legal: "Um exercício que é super bacana para a gente fazer, e que ajuda a se tornar observador da nossa própria mente e dos nossos pensamentos, é a meditação."
Ela indicou o mindfulness, que em tradução quer dizer atenção plena. Éum tipo de meditação que tem origem em práticas orientais e busca um alívio para o estresse do dia a dia.