Concurso DPE RS: com regulamento retificado, Cebraspe é cotado
O regulamento do concurso DPE RS para defensor foi retificado, e, com as mudanças, o Cebraspe se torna a banca mais cotada. Entenda!
Autor:
Publicado em:29/10/2020 às 11:27
Atualizado em:29/10/2020 às 11:27
O novo concurso DPE RS, com vagas para a carreira de defensor público, pode ter o Cebraspe como organizador. Pelo menos é o que indica o regulamento da seleção, que foi retificado em publicação nesta quinta-feira, 29.
Uma das mudanças propostas pelo documento diz respeito à prova objetiva. Anteriormente, a avaliação teria 100 questões, sendo necessário obter, no mínimo, 50% de acertos em Língua Portuguesa e 50% em cada uma das disciplinas ou blocos de conhecimento.
Agora, o regulamento retificado traz 200 questões e o seguinte modelo de correção:
"A nota em cada item das provas objetivas, feita com base nas marcações da folha de respostas, será igual a meio ponto, caso a resposta do candidato esteja em concordância com o gabarito oficial definitivo das provas; meio ponto negativo, caso a resposta do candidato esteja em discordância com o gabarito oficial definitivo das provas; e zero ponto, caso não haja marcação ou haja marcação dupla".
O modelo a ser usado costuma ser muito aplicado pelo Cebraspe. Desta forma, a banca se torna a mais cotada para organizar o próximo concurso.
Concurso DPE RS está previsto
(Foto: Ascom/DPE RS)
Além desta mudança, a retificação também revela que serão eliminados, e não terão classificação alguma no concurso, os candidatos que não alcançarem 30% da nota máxima em cada uma das disciplinas ou blocos de conhecimentos jurídicos.
Já para a segunda fase, serão convocados os 200 primeiros candidatos aprovados na objetiva.
Conforme o regulamento publicado, o concurso DPE RS contará com até cinco etapas, sendo elas: prova objetiva; prova discursiva; sindicância sobre a vida pregressa; entrevista; prova oral; prova de tribuna; e de títulos.
Na prova objetiva serão cobradas as seguintes disciplinas:
Língua Portuguesa;
Direito Constitucional;
Direito Civil;
Direto das Famílias;
Direito Processual Civil;
Direito do Consumidor;
Direito Penal;
Direito Processual Penal;
Criminologia;
Direito das Execuções Penais;
Direito da Criança e do Adolescente;
Direito Tributário;
Direito Administrativo;
Direitos Humanos; e
Direito Institucional.
Concurso DPE RS pode oferecer 33 vagas
Ao todo, a Defensoria Pública do Rio Grande do Sul deve oferecer 33 vagas. A previsão consta em um documento divulgado em agosto, sendo este o número de cargos vagos para a carreira de defensor atualmente.
Os requisitos para o cargo são bacharel em Direito e experiência de três anos na atividade jurídica, contados até a data da posse.
Segundo dados do último concurso, a remuneração para defensor no Rio Grande do Sul ultrapassa os R$22 mil.
No último dia 23, foi formada a banca examinadora do concurso. Pela publicação, foi definida a nominata da equipe que ficará responsável pelas questões de Direito.
Com a comissão formada em agosto e a banca examinadora definida, os próximos passos incluem a definição da banca organizadora, contratação e divulgação do edital.
Resumo concurso DPE RS
Órgão: Defensoria Pública do Rio Grande do Sul Cargos: defensor público Requisitos: nível superior em Direito e três anos de prática jurídica Vagas: 33 (previstas) Banca: a definir Status: banca examinadora formada Último edital: acesse o edital DPE RS defensor 2018
Último concurso DPE RS foi em 2018
Para quem já quer começar a preparação, o último concurso do órgão pode ser uma boa base. A DPE RS realizou seleção para carreira de defensor há menos de dois anos, em 2018.
Na época, a banca organizadora foi a Fundação Carlos Chagas (FCC). Os candidatos foram avaliados em diversas etapas.
Na primeira fase, a prova objetiva, foram cobradas 100 questões, divididas por blocos e disciplinas da seguinte forma: