Concurso AGU 2018: saiba como se preparar para as provas do Idecan

Para ajudar na preparação para as provas do Idecan, FOLHA DIRIGIDA traz o perfil da organizadora, com as dicas do professor Arthur Lima.

Autor:
Publicado em:17/09/2018 às 05:00
Atualizado em:17/09/2018 às 05:00

O Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial (Idecan) foi o escolhido para organizar o concurso público da Advocacia Geral da União (AGU). A decisão surpreendeu muitos interessados, que não conheciam a banca. Para ajudar na preparação, FOLHA DIRIGIDA conversou com o professor do Estratégia Concursos, Arthur Lima, que fala sobre o perfil da organizadora e ensina a como se preparar para as provas. Confira! 

Saiba como se preparar para as provas do concurso AGU (Foto: Pixabay)
Saiba como se preparar para as provas do concurso AGU (Foto: Pixabay)

 

Escolhido no último dia 4 de setembro, o Idecan será o responsável pela organização do concurso AGU 2018. A banca não era esperada por muitos candidatos, que aguardavam a escolha do Cebraspe (antigo Cespe/UnB), para organizar a seleção.

Apesar da surpresa, não é a primeira vez que o Idecan será o organizador de um concurso da AGU. Em 2014, a banca foi a responsável pela seleção da área de Apoio e, desta forma, pode facilitar a preparação dos futuros candidatos do concurso da Advocacia Geral da União, como afirma o professor Arthur Lima. 

"O perfil de prova do concurso AGU 2018 deve ser muito parecido com o de 2014. A escolha da banca indica isso. A AGU também costuma deixar a organização para a banca, mesmo que passe pelo crivo do órgão", observa o professor.

Em relação às novidades do concurso, Arthur Lima afirma que é normal que, após quatro anos, o órgão ou a banca venham a solicitar novas matérias ou retirem conteúdos que já caíram em desuso. "Novidades são esperadas, mas, no geral, eu acredito em um perfil de seleção similar ao de 2014", diz.

enlightenedConheça o perfil da banca Idecan

Desconhecido por parte dos candidatos, o Idecan poderia ser um obstáculo na preparação para o concurso AGU 2018, no entanto, segundo o professor, o perfil de prova tende a ser mais fácil, se considerado o do Cebraspe, conhecido por organizar seleções nacionais. 

Professor Arthur Lima (Foto: Divulgação)
Professor Arthur Lima
(Foto: Divulgação)

"As provas do Idecan são de múltipla escolha e não têm um critério de correção como o do Cebraspe, em que ao marcar uma errada, uma questão certa é anulada. No Idecan, se errar, não se perde ponto, apenas não soma", avalia o professor.  

A banca Idecan tem aplicado concursos de médio e pequeno porte, sendo poucos os concursos de grande porte. É o que afirma o professor Arthur Lima, que vê na organizadora um perfil muito semelhante com o da banca Consulplan.

"Nas minhas pesquisas, eu já notei que as questões são muito parecidas entre as duas bancas. No entanto, isso não é uma regra. Eu acho válido, ao se preparar, resolver também provas da Consulplan", indica Arthur Lima. 

Para quem iniciou os estudos, antes da escolha da organizadora, com base nas provas do Cebraspe, o professor também explica como usar esta preparação para o Idecan.

"O Cebraspe tem um estilo de prova mais difícil que o Idecan, cobrando assuntos de forma mais aprofundada. Na prática, quem está acostumado com o padrão de provas do Cebraspe vai achar fácil as provas do Idecan", explica.

Concurso AGU: como se preparar?

Para quem tem dúvidas em relação à preparação para o concurso AGU, o professor Arthur Lima é enfático: "O ideal agora é cobrir ao máximo o edital de 2014". Para ele, os candidatos não devem se preocupar com as possíveis novidades no futuro edital, mas cobrir todo o conteúdo cobrado na última seleção.

Segundo Arthur Lima, os futuros candidatos devem pensar que, entre a divulgação do novo edital e a data de realização das provas, no mínimo, haverá um período de 60 dias. "Esse tempo útil serve para que o aluno estude qualquer novidade no conteúdo programático", indica. O professor ainda complementa:

"Se o aluno já tiver estudado o máximo possível do edital de 2014, até a data de publicação do documento de 2018, este candidato terá tempo para estudar as novidades. Agora não é hora de se preocupar com novidade, mas sim com o conteúdo que já foi cobrado", afirma.

Para quem já vem estudando, o professor afirma que, com a decisão da organizadora, é hora de se preparar com foco no Idecan, que normalmente exige em suas provas um mínimo de pontuação não por matéria, mas por bloco de prova.

Além disso, segundo Arthur Lima, o ideal é estudar todo o conteúdo do edital de 2014 e usar as provas recentes da banca e, até, da Consulplan, para aproveitar o tempo máximo de estudo e se familiarizar com o modelo de provas do Idecan.

Confira materiais de estudos para o concurso AGU 2018

Inicie os estudos para o concurso AGU

Saiba os próximos passos até a divulgação do edital

A Advocacia Geral da União (AGU) definiu o Idecan como organizador do seu próximo concurso, que terá oferta de 100 vagas. Agora, o órgão está perto de divulgar o seu edital. Com isso, FOLHA DIRIGIDA reuniu os possíveis próximos passos até a divulgação do documento. 

Com o organizador do concurso AGU definido, o próximo passo do órgão será a contratação da banca. No dia 4 de setembro, foi divulgado o extrato da dispensa de licitação, definindo o Idecan como organizador. Agora, falta a publicação do extrato de contrato com a empresa, o que acontece após as partes assinarem o contrato.

Edital do concurso AGU pode ser publicado antes de dezembro (Foto: Divulgação)
Edital do concurso AGU pode ser publicado antes de dezembro
(Foto: Divulgação)

 

Com a empresa contratada, o edital poderá ser publicado. Com ele, será possível conferir a distribuição das 100 vagas autorizadas, para o concurso AGU. Em resposta à FOLHA DIRIGIDA no último dia 4, a AGU informou que a lotação das oportunidades ainda não estava definida.

Vale lembrar que o órgão já havia informado que, antes da divulgação do edital e posse dos novos servidores, realizaria um concurso de remoção interna. Este processo, de acordo com o órgão, irá colaborar para a definição da distribuição das vagas da seleção. Até agosto deste ano, no entanto, o concurso de remoção interna ainda estava em andamento.

Ainda em resposta à FOLHA DIRIGIDA, na última semana, a AGU informou que pretende divulgar o edital antes do prazo máximo da portaria autorizativa, que prevê a publicação do documento até o dia 14 de dezembro deste ano.

Confira os próximo passos até a divulgação do edital do concurso AGU 2018

  • Contratação do Idecan, como organizador do concurso;
  • Definição da distribuição das vagas da seleção;
  • Divulgação do edital até 14 de dezembro deste ano;

Prepare-se para o concurso AGU

Com a escolha do Idecan como organizador do concurso AGU, os futuros candidatos já podem intensificar os estudos. Para ajudar neste processo, FOLHA DIRIGIDA traz uma entrevista com o procurador da AGU no Rio de Janeiro, Anderson Castelúcio, e o edital do último concurso do órgão para a área de apoio, realizado em 2014. Confira! 

Confira o edital do concurso AGU 2014

Confira o edital do concurso AGU 2014

[VIDEO id="8139"]