Concurso Aeronáutica EAGS: veja dicas para a prova de Português
O concurso da Aeronáutica para o EAGS está com inscrições abertas até dia 12. Confira dicas de estudos para Português.
Autor:
Publicado em:08/02/2019 às 09:00
Atualizado em:08/02/2019 às 09:00
O concurso EAGS está com inscrições abertas para 183 vagas, em diversas especialidades. As oportunidades são para ambos os sexos, com exigência do nível médio/ técnico e estão distribuídas entre as seguintes áreas:
Eletrônica - 30 vagas
Enfermagem - 45 vagas
Administração - 40 vagas
Eletricidade - 14 vagas
Eletrônica - 30 vagas
Informática - 20 vagas
Pavimentação - oito vagas
Obras - oito vagas
Topografia - oito vagas
Laboratório - cinco vagas
Radiologia - cinco vagas
Seguindo a série de dicas de estudo para o concurso, FOLHA DIRIGIDA convidou o professor Daniel Biancardi, do curso Progressão Autêntico, para falar sobre a preparação em Português (cobrada dentro de todas as especialidades).
De acordo com ele, a prova da EAGS não costuma ter tópicos mais cobrados e sim é conhecida pela exigência de extenso conhecimento em Língua Portuguesa.
"Tal conhecimento é testado nas 40 questões direcionadas à área, voltadas para fonética, morfologia, sintaxe e estilística. Todavia, fazendo uma minuciosa análise, podemos perceber que questões de interpretação textual, acentuação, formação de palavras, pronomes, verbos, análise de períodos simples e compostos, regência crase e concordâncias nominal e verbal são mais recorrentes", disse.
Sobre as maiores dificuldades dos candidatos, o professor explica que como a prova apresenta um conteúdo muito abrangente, percebe uma grande dificuldade dos alunos de conseguir assimilar tantos nomes e regras, principalmente, envolvendo o estudo da morfologia, que, para muitos, é uma matéria tediosa.
Concurso da Aeronáutica inscreve até dia 12 de fevereiro para 183 vagas
(Foto: Divulgação)
Ele aconselha que para ultrapassar tal barreira, é muito importante um roteiro diário, cumprido à risca pelo candidato a fim de condicioná-lo a assimilar melhor qualquer conteúdo; mas é primordial separá-lo por partes.
"Como adendo, gostaria também de atentá-los para a interpretação textual, que muitos deixam de lado. Contudo, interpretação é técnica e treino, logo, quanto mais questões interpretativas o candidato fizer, menos chances ele terá de errar uma questão interpretativa, que é cada vez mais comum no concurso", afirmou.
Dando três dicas diretas para o estudo de Língua Portuguesa, Daniel diz:
Estude pela bibliografia, pois nada melhor do que você beber diretamente da fonte das questões da sua prova.
Faça provas anteriores do concurso, principalmente para perceber de que forma os assuntos são cobrados.
Tenha clareza quanto ao seu objetivo, pois, dessa forma, você estará mais aberto a se sacrificar por um bem maior que é a sua aprovação.
Como conselho final aos candidatos o professor afirma:
"Sejam resilientes, isto é, consigam lidar com seus próprios problemas, de sobreviver e superar momentos difíceis, diante de situações adversas e não ceda às pressões,sejam elas quais forem. Os resilientes conseguem tirar vantagens, mesmo diante de problemas, e continuar sua caminhada, aprendendo com suas quedas. E como o sucesso é resultado dessas quedas e derrotas, um resiliente tem muito mais chances de ser um aprovado e,consequentemente, um vencedor".