Como estudar para auxiliar e técnico de necropsia da PC-RJ?
Como estudar para auxiliar e técnico de necropsia no concurso da Polícia Civil-RJ? Reunimos dicas do professor Maxwell Almeida, confira!
Autor:
Publicado em:25/06/2019 às 14:27
Atualizado em:25/06/2019 às 14:27
O concurso da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro está chegando. Como estudar os conteúdos específicos para técnico e auxiliar de necropsia é a grande dúvida de concurseiros.
Atendendo a pedidos, convidamos o professor de Fisiologia e Anatomia do Projeto Aprovação, Maxwell Almeida, para dar algumas dicas na preparação aos interessados em ingressar nesses cargos. Além disso, o professor é também técnico de necropsia da PC-RJ, aprovado no último concurso, de 2009.
O concurso autorizado pelo governador Wilson Witzel ofertará para técnico de necropsia 80 vagas e para auxiliar de necropsia 60 vagas. A última seleção para o cargo de técnico foi em 2009, com banca responsável a FGV. Já o cargo de auxiliar foi em 2002, com a Faepol como banca organizadora.
Essa área exige um conhecimento aprofundado nas matérias biológicas. Sabemos que são conteúdos extensos e que geram uma certa dificuldade para fixação.
Sem pânico, que o professor Maxwell Almeida separou cinco dicas bem especiais para ajudar você!
Como estudar para auxiliar e técnico de necropsia da PC-RJ
Descubra como se preparar para as disciplinas especificas desses cargos antes do programa oficial ser liberado! Aproveite, e confira o curso preparatório para técnico de necropsia da Polícia Civil-RJ.
Dica 1: Por onde começar os estudos?
O professor Maxwell sugere que para iniciar, o aluno pegue as provas anteriores que estão disponíveis na internet.
Além de Língua Portuguesa, foi cobrado Fisiologia e Anatomia para técnico de necropsia e Noções de Biologia e Anatomia para o auxiliar.
O propósito é fornecer ao estudante uma ideia melhor do que é abordado nesse tipo de concurso. Como uma das disciplinas a serem cobradas é o Português, Maxwell recomenda muita leitura e aperfeiçoamento na interpretação de texto.
Professor Maxwel Almeida é também servidor
da Polícia Civil-RJ (Foto: Arquivo Pessoal)
Muitas das vezes, reforça o professor, esse pode ser o divisor de águas entre os candidatos aprovados. Fiquem atentos!
Quanto à parte específica (Anatomia e Fisiologia Humana), Maxwell Almeida sugere começar no entendimento básico da disciplina e ir avançando após a compreensão inicial, pois a prova geralmente é muito abrangente e cada detalhe do corpo humano deve ser levado em consideração nesta prova.
Dica 2: Qual a melhor maneira de estudar as matérias biológicas?
Devido à complexidade no entendimento do corpo humano, o professor sugere que, para o candidato ter sucesso no aprendizado da parte específica, faça uso da memória fotográfica. Isso é bem importante, pois é através da visualização de imagens em livros específicos da área que poderá fixar melhor o conteúdo estudado.
“Na última prova (2009), na qual entrei para a PCERJ, não havia tanta tecnologia como temos hoje. Naquela época tinha que me deslocar para bibliotecas e anatômicos de faculdades para estudar anatomia. Hoje em dia temos muitos aplicativos para celulares que ajudam bastante o candidato com boas imagens sobre o corpo humano assim como preparatórios específicos para o concurso, livros físicos e e-books que são essenciais na fixação de todo este conteúdo”, destaca o professor.
Dica 3: Como a disciplina pode ser cobrada?
De acordo com o professor, tem muita gente achando que a prova para auxiliar, por aceitar candidatos com apenas nível fundamental, será mais fácil. Ele discorda e acredita que o nível de prova e a nota de corte serão bem similares entre os dois cargos (técnico e auxiliar).
Portanto, é indispensável que o candidato tenha ciência disso e escolha o cargo que considerar mais compatível com o seu perfil!
Dica 4: Existe algum material mais recomendado?
“Os livros de anatomia são divididos em livros focados em parte textual e livros atlas. Um é o complemento do outro, não se aprende sobre o corpo humano se você não tiver os dois em suas mãos. O atlas é extremamente rico em boas imagens e o outro livro é ótimo no quesito explicação“, explica.
Outro ponto importante que o professor destaca é que todo concurseiro sabe a importância na resolução de exercícios, principalmente de provas anteriores.
Eles servem tanto para melhorar a fixação do conteúdo quanto para você avaliar seu nível de conhecimento. Façam muitos exercícios!
Dica 5: Como sugeriria um ciclo dessa disciplina?
De acordo com o professor Maxwell, a rotina de estudo é fundamental. Com o edital previsto já para julho, os candidatos devem intensificar os estudos diários, tentando adequar algumas horas de concentração ao seu dia a dia, inclusive aos finais de semana.
O professor destaca a importância dos interessados no cargo prezarem por isso. Quanto à anatomia, ele sugere que inicialmente seja feito o estudo de todo o sistema locomotor (ossos, articulações e músculos).
Quando finalizado esta parte, você deverá focar no estudo de todas as vísceras do corpo humano. Nas provas anteriores, a citologia, histologia, mitose e meiose e transporte transmembrana foram temas comumente abordados pelas bancas que ficaram responsáveis por esta prova.