Concursos Militares: 10 dicas para provas do Colégio Naval e EPCAr

A coordenadora militar do Elite Rede de Ensino, Patricia Vitorino, deu 10 dicas importantes para os concursos da Marinha e Aeronáutica.

Autor:
Publicado em:23/05/2019 às 13:27
Atualizado em:23/05/2019 às 13:27

Os concursos para o Colégio Naval e para a EpCar já têm seus editais e prometem grande concorrência. Eles são direcionados a candidatos com nível fundamental para que cursem nas respectivas instituições o ensino médio, mas os dois têm suas particularidades.

O concurso para o Colégio Naval conta com 190 vagas exclusivas para o sexo masculino, com idade mínima de 15 anos e máxima de 18 anos completos até o dia 1º de janeiro de 2020. As datas das provas serão divulgadas na primeira quinzena de julho.

Já o concurso para a EpCar oferece 180 vagas, sendo 160 para o sexo masculino e 20 para o feminino. A idade pode variar entre 14 e 18 anos completos até o dia 31 de dezembro do ano da matrícula. O propósito é selecionar jovens,com o nível fundamental, para o próximo ano letivo (2020).

+ Concurso Aeronáutica: EpCar tem mais de 13 mil candidatos cotistas

No caso da EpCar, as provas escritas já estão marcadas e acontecerão em 7 de julho, domingo. Para ajudar na preparação das duas seleções, FOLHA DIRIGIDA em parceria com a coordenadora militar do Elite Rede de Ensino, Patricia Vitorino, separa algumas dicas valiosas!

Como se preparar para o Colégio Naval e EpCar

As provas do Colégio Naval e da EpCar são sempre muito bem elaboradas e com conteúdo de alto nível. De acordo com a coordenador Patricia, as matérias de Língua Inglesa, Língua Portuguesa, Matemática e Redação estão nas duas avaliações.

Porém, apenas na prova do Colégio Naval aparecem as disciplinas de Ciências Sociais: Geografia e História, e Ciências Naturais: Biologia, Física e Química. 

+ Como ingressar na Marinha do Brasil? Veja a lista de concursos!

provas de concurso (Foto: Divulgação)
 Provas do Colégio Naval e EpCar têm disciplinas em comum
(Foto: Divulgação)


O exame da EpCar é realizado somente em um domingo, com cinco horas de duração. Já as provas do Colégio Naval acontecem em um único final de semana, sendo cobradas no sábado Língua Inglesa e Matemática, com cinco horas de duração, e no domingo, Língua Portuguesa, Ciências Naturais e Sociais e Redação, com quatro horas. 

“Embora existam provas em comum, há diferença com relação ao fundamento de cada uma. As provas de linguagens na EPCAr cobram muito mais análise e interpretação de textos, enquanto no Colégio Naval há uma maior exigência com relação à gramática em si. No que tange a redação, enquanto no Colégio Naval temos um foco maior na parte estrutural e gramatical, a EpCar foca mais no conteúdo, podendo o candidato perder até 4,5 pontos do mesmo”, salienta Patricia Vitorino, coordenadora militar do Elite Rede de Ensino.

 Segundo Patricia, a prova de matemática da EpCar cobra os assuntos de uma maneira consistente. Enquanto a prova do Colégio Naval sempre surpreende, tanto de maneira criativa, quanto com relação ao nível dela. São questões que evoluem.

Concursos Aeronáutica: saiba os erros que mais eliminam candidatos

Confira 10 dicas para as provas do Colégio Naval e EpCar

A coordenadora Patricia selecionou 10 dicas valiosas para os concorrentes:

1 ► Manter uma rotina durante a preparação. Horário para acordar, se alimentar e dormir, além de um hábito com relação aos estudos; 

2 ► Não sabe por onde começar? Fale com alguém que possa te ajudar a montar um plano de estudos. É fácil estudar aquilo que você ama, mas não se esqueça que existem outras que precisam do seu carinho e atenção;

3 ► Busque exercícios diversificados e reveja os assuntos através dos exercícios quantas vezes puder. Mas não “mate” um assunto de uma única vez. Seu cérebro aprende através da repetição, não da inovação constante; 

4 ► Troque experiências, compartilhe. Ajudando um colega, você aprende mais ainda sobre a disciplina; 

5 ► Peça ajuda. A humildade engrandece o homem e a mulher, sem contar que você tira as suas dúvidas e vê a questão com outros olhos, sem ser aqueles guiados somente pelo professor;

6 ► Faça uma revisão geral duas semanas antes da prova. Tire as dúvidas, mas sem esquecer de manter sua rotina diária, ela é essencial para que seu corpo e sua mente continuem focados.

7 ► Refaça as provas anteriores. Os concursos tendem a se repetir e, além disso, a banca acaba trabalhando de uma maneira específica, que faz com que você consiga “prever” como serão as questões;

8 ► Faça sempre simulados! Nada te prepara melhor do que o momento do simulado. São cinco horas usadas objetivamente, sem distrações, consultas e sem procrastinação. A cada simulado, você organiza e controla melhor o seu tempo de prova, se habitua a enfrentar questões mais difíceis e até aquelas que você não lembra de como fazer. 

9 ► Na véspera da prova, mantenha o equilíbrio entre o estudo e o lazer. Lembre-se que você precisa relaxar. Busque aquilo que te deixa bem, afinal, o dia seguinte é o dia. Tome cuidado também com a alimentação!

10 ► Coloque três relógios para despertar. Prepare-se para chegar uma hora antes da abertura dos portões. Assim, mesmo com imprevistos, terá tempo sobrando. Prepare um lanche leve, se possível com chocolate, ele trará energia para a prova. Cheque se está com a sua identidade e o comprovante de inscrição. Socialize com seus colegas e professores na entrada, é bom para trocar energia e sentir que as pessoas estão te apoiando.

Confira outras opções de concurso para a carreira militar! [VIDEO id="7000"]

Carregando...