Urgente! Provas do concurso AGU são remarcadas para 27 de janeiro
A Advocacia-Geral da União informou nesta quarta-feira, 12, que as provas do concurso serão reaplicadas para 5 cargos em janeiro.
Autor:
Publicado em:12/12/2018 às 15:25
Atualizado em:12/12/2018 às 15:25
A Advocacia-Geral da União (AGU) já decidiu a nova data para a realização das provas objetivas dos cargos que tiveram os exames cancelados. A avaliação ocorrerá no dia 27 de janeiro para todos os candidatos das cinco carreiras afetadas
A decisão da AGU foi publicada na tarde desta quarta-feira, 12, após reunião realizada com o Idecan, o organizador da seleção. Até o momento, a banca não se posicionou oficialmente sobre a nova data.
Em seu comunicado oficial, o órgão informou que os exames do concurso AGU serão aplicados em dois momentos. Além disso, a previsão é que ainda nesta semana seja publicado um edital de convocação para os exames no site da banca;
Confira os horários das provas:
Manhã
Cargos: administrador, arquivista, contador e técnico em assuntos educacionais.
Horário: 9h às 13h30
Tarde
Cargo: técnico em comunicação social.
Horário: 15h às 19h30
Atraso na entrega dos malotes prejudicou cinco cargos
Para todos os cargos, a aplicação das provas do concurso AGU estava prevista para o último domingo, dia 9. No entanto, apenas os concorrentes aos cargos de analista técnico-administrativo e bibliotecário conseguiram completar a avaliação sem nenhum incidente registrado.
Quem concorreu para esses dois cargos já podem conferir os gabaritos preliminares, que foram divulgados pela banca. Os interessados em entrar com pedido de recurso devem correr, pois o prazo é somente até esta quarta-feira, 12.
Os demais cargos não tiveram o mesmo sucesso e as provas foram canceladas. Até quem não passou por problemas terá que refazer as provas, tanto que os gabaritos não foram divulgados pela banca.
O motivo para o cancelamento foram problemas na entrega dos cadernos de provas, que atrasaram e não chegaram em quatro estados: Cuiabá (MT), Florianópolis (SC), Rio de Janeiro (RJ) e São Luís (MA).
Pela manhã, os quatro cargos com aplicação prevista tiveram as provas canceladas. A banca chegou a se maninfestar sobre o caso, mas manteve os exames da tarde. No entanto, no turno vespertino o mesmo problema afetou a carreira de técnico em comunicação social.
"Os problemas ocorridos são de total responsabilidade do Idecan, que deverá arcar com os custos de aplicação da nova prova, cuja data de realização será divulgada tão logo seja definida", disse a AGU em seu comunicado oficial.
Em reunião, AGU decide que provas serão reaplicadas em janeiro
(Foto: Divulgação/AGU)
Provas serão compostas por 60 questões
Os candidatos que serão convocados para as provas em janeiro deverão se preparar para obter o melhor rendimento possível. Isso porque o exame terá caráter eliminatório e classificatório.
Serão cobradas 60 questões de múltipla escolha, sendo distribuídas por meio de diversas disciplinas de Conhecimentos Gerais e Específicos:
Língua Portuguesa - 10 questões;
Raciocínio Lógico - 5 questões;
Noções de Informática - 5 questões;
Conhecimentos Gerais - 10 questões;
Conhecimentos Específicos - 30 questões.
No mesmo dia da realização das provas objetivas, os candidatos ainda serão submetidos a prova discursiva, que será uma redação dissertativa. Entretanto, apenas terão o texto corrigigo quem for considerado aprovado na prova objetiva.
Para ser habilitado na prova objetiva será preciso obter, pelo menos, 50% dos pontos da avaliação, além de acertar ao menos uma questão de cada disciplina. Serão aprovados na prova discursiva os candidatos que alcançarem 50% ou mais de acertos.
O edital da AGU foi publicado em outubro com uma oferta de 100 vagas imediatas. A distribuição das oportunidades ficou da seguinte maneira: administrador (48 vagas); analista técnico-administrativo (dez); arquivista (duas); bibliotecário (uma); contador (32); técnico em assuntos educacionais (duas); e em Comunicação Social (cinco).