UFPB seleciona professores substitutos para diversas áreas

Universidade Federal da Paraíba publica novo edital de seleção para professores substitutos. São 12 vagas temporárias em diversas áreas.

Autor:
Publicado em:19/07/2019 às 13:44
Atualizado em:19/07/2019 às 13:44

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) tornou pública a abertura de novo processo seletivo simplificado visando à contratação de professores substitutos. O documento foi publicado no Diário Oficial da União desta sexta-feira, 19. 

No total, são 12 vagas temporárias, distribuídas entre os seguintes cargos: auxiliar, assistente e adjunto. As inscrições serão feitas na Secretaria do Departamento Acadêmico, responsável pela área objeto do processo. As datas variam de acordo com a área de cada um deles:

  • Assistente: Economia e Finanças - 29 de julho a 2 de agosto;
  • Auxiliar: Língua Espanhola - 29 de julho a 7 de agosto;
  • Assistente: Química Farmacêutica, Métodos Numéricos e Estatística, Matemática e Antropologia - 29 de julho a 7 de agosto;
  • Auxiliar: Tecnologias do Audiovisual e Experiência Estética - 30 de julho a 7 de agosto;
  • Assistente: Técnicas e Estética do Audiovisual e Relações Públicas - 30 de julho a 7 de agosto;
  • Auxiliar: Motricidade Orofacial - 5 a 9 de agosto e;
  • Adjunto: Corrosão, Degradação e Caracterização de Materiais - 6 a 15 de agosto;

Os vencimentos iniciais dos contratados podem chegar a R$3.126,31, dependendo do cargo. Além disso, ainda há alguns benefícios que também variam, como a retribuição por titulação, que inclui aperfeiçoamento, especialização, mestrado e doutorado. 

A valor da taxa de inscrição é de R$50 para todas as áreas. A quantia deve ser paga mediante Guia de Recolhimento da União (GRU), no site do Tesouro Nacional, devendo ser usados os seguintes dados: UG: 153065; recolhimento código: 28883-7 (taxa de inscrição em concurso público); número de referência: 150647254; competência: mês e ano; vencimento: data do pagamento; e CPF do candidato.

A contratação dos professores substitutos será válida por período de um ano, podendo ser prorrogada até o limite legal estabelecido no Art. 4º da Lei nº 8.745/93.

Processo seletivo UFPB terá duas etapas de avaliação

Os futuros inscritos no processo seletivo UFPB serão avaliados por meio de prova didática e avaliação de títulos. As datas das respectivas avaliações foram publicadas no edital e irão variar de acordo com o cargo/área escolhido.

  • Auxiliar/Língua Espanhola - prova didática: 13 de agosto
  • Assistente/Química Farmacêutica, Métodos Numéricos e Estatística e Antropologia - 13 de agosto
  • Assistente/Matemática - 14 de agosto;
  • Auxiliar/Tecnologias do Audiovisual e Experiência Estética - 13 de agosto;
  • Assistente/Técnicas e Estética do Audiovisual e Relações Públicas - 13 de agosto;
  • Assistente/Economia e Finanças - 20 de agosto
  • Auxiliar/Motricidade Orofacial - 20 de agosto;
  • Adjunto/Corrosão, Degradação e Caracterização de Materiais - 26 de agosto.

 Você sabe estudar sozinho para concursos?
 Como estudar para concurso e trabalhar

Processo seletivo UFPB terá provas a partir de agosto
(Foto: Divulgação)

A prova didática será composta por apresentação, podendo ser seguida de arguição e terá duração de 50 minutos. O candidato deverá entregar o plano de aula, item obrigatório, para cada examinador, antes do início da prova.

Estude para concursos públicos!

Curso preparatório

Os locais e horários dessa etapa serão previamente divulgados pela comissão. A prova de didática versará sobre o ponto sorteado, no mínimo 24 horas antes do início da prova, de lista elaborada pela comissão de seleção, sendo realizada em sessão pública com gravação de áudio e vídeo.

Serão considerados os seguintes critérios para pontuação: 

  1. domínio do conteúdo (valor máximo: 60 pontos);
  2. sequência lógica e coerência do conteúdo (valor máximo: 24 pontos);
  3. concisão (valor máximo: 16 pontos);

O concorrente poderá fazer o requerimento de recurso contra o resultado provisório no prazo de dois dia úteis após divulgação da nota. Só terá seus títulos examinados aquele que atingir, no mínimo, 70 pontos na prova didática.

A Comissão de Seleção irá atribuir nota máxima de 100 pontos ao exame de títulos. Essa etapa é consistida da entrega e avaliação dos documentos comprobatórios apresentados pelos candidatos na data que consta no edital, que também estará disponível no site da Progep

O processo seletivo UFPB ficará válido por um ano, após ser divulgada a homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período.

O que você precisa saber sobre prova de títulos [VIDEO id="5395"]

Carregando...