TRF1 tem novo concurso autorizado para o cargo de juiz substituto
O Tribunal Regional Federal da 1ª Região recebe autorização para realizar um novo concurso de juiz substituto.
Autor:
Publicado em:25/03/2019 às 09:44
Atualizado em:25/03/2019 às 09:44
O Tribunal Regional Federal da 1ª Região realizará um novo concurso TRF1 para o cargo de juiz federal substituto. A autorização foi deliberada pelo Conselho de Administração do órgão.
O documento que informou a autorização de um novo concurso para a carreira não traz informações a respeiro da seleção. FOLHA DIRIGIDA entrou em contato com a Assessoria de Comunicação do tribunal, mas ainda não obteve respostas.
Dessa forma, ainda não se sabe quantas vagas serão oferecidas, tampouco para quais regiões serão destinadas as lotações. Para concorrer ao cargo de juiz federal é necessário ser bacharel em Direito.
O próximo passo será a elaboração de um grupo, que será denominado como a comissão do concurso. Estes, serão os responsáveis por contratar a banca organizadora. A empresa escolhida terá como responsabilidade receber as inscrições e realizar as principais etapas do concurso público.
Após a definição da empresa escolhida, ambas as partes precisarão oficializar com uma assinatura de contrato. O último passo será a elaboração do edital para que a sua publicação possa ser autorizada.
TRF1 realizará um novo concurso para a carreira de juiz substituto
(Foto: Divulgação)
Último concurso foi realizado em 2015
Quem deseja ser aprovado deve se antecipar e não esperar o edital ser publicado para dar início aos estudos. Uma boa maneira de se preparar, nesses casos, é tirando como base o edital anterior, o mais recente.
No caso do TRF1, o edital mais recente para o cargo de juiz é do ano de 2015, quando foram oferecidas 155 vagas e a organização foi de responsabilidade do Cebraspe (antigo Cespe/UnB).
De acordo com o último edital, a carreira de juiz contava com remuneração inicial de R$23.997. O valor, em 2019, deve ser maior, mas ainda não foi confirmado pelo tribunal. Os servidores ainda devem fazer juz a benefícios.
O Tribunal Regional da 1ª Região abrande a diversos estados, sendo: Acre, Amapá, Amazonas, Bahia, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Piauí, Rondônia, Roraima e Tocantins.
Os candidatos foram avaliados por meio de diversas etapas, como provas escritas; inscrição definitiva, sindicância de vida pregressa e investigação social; exame de sanidade física e mental e exame psicotécnico; prova oral; e avaliação de títulos.
As disciplinas cobradas nas provas eram:
Direito Constitucional;
Direito Administrativo;
Direito Penal;
Direito Processual Penal;
Direito Civil;
Direito Processual Civil;
Direito Previdenciário;
Direito Financeiro e Tributário;
Direito Ambiental;
Direito Internacional Público e Privado;
Direito Empresarial;
Direito Econômico e de Proteção ao Consumidor. [VIDEO id="7134"]