TJ-MG divulga edital de novo concurso com 696 vagas
Um novo concurso foi aberto pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJ-MG) com 696 vagas para serviços de notas e registros.
Autor:
Publicado em:02/04/2019 às 08:22
Atualizado em:02/04/2019 às 08:22
O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJ-MG) publicou edital de novo concurso público para os cartórios. A oferta é de 696 vagas para serviços de notas e de registros. Das oportunidades, 457 são para ingresso por provimento e 227 por remoção. Há reserva para pessoas com deficiência.
Baixe o edital do concurso TJ-MG:
Para se inscrever as vagas de provimento é preciso ser bacharel em Direito ou ter completado dez anos de exercício da função (até a publicação do edital). Já para as chances de ingresso por remoção, o pré-requisitos são: estar no exercício da titularidade de outra delegação em Minas Gerais por mais de dois anos.
As vagas estão distribuídas por diversas cidades mineiras. O edital não informa qual será o vencimento mensal dos aprovados no concurso.
As inscrições serão abertas na próxima segunda-feira, 8. Os cadastros poderão ser feitos até 7 de maio, pelo site da Consulpam, banca organizadora. Primeiro, os interessados deverão preencher a ficha com os dados solicitados.
Em seguida, imprimir o boleto e pagar a taxa de R$250. O pagamento será aceito até 8 de maio. Apenas desempregados ou membros de famílias de baixa renda, inscritos no programa CadÚnico, poderão solicitar a isenção da taxa.
TJ-MG realiza novo concurso para cartórios
(Foto: Renata Caldeira/ TJ-MG)
Para isso, eles terão que acessar o portal da banca nos dias 8 ou 9 de abril e assinalar a opção do pagamento do valor e declarar uma das condições. Depois, será necessário enviar a documentação comprobatória.
É possível se inscrever para as duas formas de ingresso, tendo em vista que as provas serão realizadas em turnos distintos.
O concurso TJ-MG será composto por cinco etapas. São elas:
Prova Objetiva de Seleção;
Prova Escrita e Prática;
Comprovação dos Requisitos para Outorga de Delegações;
Prova Oral;
Exame de Títulos.
A primeira fase, de caráter eliminatório, será aplicada dia 24 de agosto para remoção e em 25 de agosto para provimento. As provas serão realizadas na cidade de Belo Horizonte, capital de Minas Gerais.
Os exames serão compostos por 100 questões, sendo 30 de Registros Públicos e Conhecimentos Gerais; 22 de Direito Civil; oito de Direito Processual Civil. oito de Direito Penal e Processual Penal; oito de Direito Tributário; oito de Direito Comercial; 16 de Direito Administrativo e Constitucional.
Cada questão terá valor de um ponto. A prova escrita e prática, por sua vez, consistirá na elaboração de uma dissertação, de uma peça prática e de respostas a quatro questões discursivas. Essa etapa valerá dez pontos e terá peso quatro.[VIDEO id="6889"]