Teresina-PI muda comissão organizadora do concurso com 78 vagas
A comissão organizadora do concurso Teresina-PI com 78 vagas teve sua composição alterada na segunda-feira, 2.
Autor:
Publicado em:03/09/2019 às 12:48
Atualizado em:03/09/2019 às 12:48
A Prefeitura de Teresina, capital do Piauí, alterou a comissão organizadora do novo concurso com 78 vagas para a Procuradoria Geral (PGM), Instituto de Previdência dos Servidores do Município (IPMT) e Fundação Wall Ferraz (FWF). A mudança entre os membros foi publicada no Diário Oficial de segunda-feira, 2 de setembro.
A presidência da comissão e dois membros da Procuradoria foram substituídos. O grupo foi inicialmente formado em maio deste ano. A prefeitura não informou o motivo para a mudança entre os integrantes.
Eles são responsáveis pelos preparativos internos do concurso Teresina-PI, como por exemplo, o levantamento de vagas e cargos que serão disponibilizados. Ainda compete à comissão a elaboração do projeto básico da seleção.
Esse documento, também conhecido como termo de referência, funciona como um espelho para o edital. Ele apresenta informações importantes, como vagas, funções, escolaridades, salários, estrutura de provas e cronograma previsto.
Prefeitura de Teresina-PI prepara novo concurso com 78 vagas
(Foto: Divulgação)
Quando pronto, o projeto básico integra a licitação para escolha da banca organizadora. As instituições participantes o recebem para que possam calcular seus preços. Em geral, a que apresenta a melhor proposta e atende aos requisitos é contratada para receber as inscrições e aplicar as etapas do concurso, como provas objetivas.
Na maioria das seleções públicas, os editais só são divulgados após a contratação da banca organizadora. A Prefeitura de Teresina-PI ainda não informou um prazo para abertura do novo concurso. A expectativa, com a mudança na comissão, é que os preparativos sejam agilizados.
Concurso Teresina-PI será para níveis médio e superior
O concurso terá oferta de 78 vagas distribuídas entre órgãos vinculados à prefeitura. Para a Procuradoria Geral do Município (PGM), por exemplo, serão seis vagas para procurador. O cargo exige nível superior em Direito e inscrição na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
A nova seleção para Teresina-PI também terá 62 vagas para o Instituto de Previdência dos Servidores do Município (IPMT). Desse total, 25 serão de nível superior para as funções de administrador, advogado, analista de sistemas, contador, analista previdenciário, assistente social e economista.
As outras 37 vagas serão de nível médio distribuídas entre programador, assistente em administração, técnico em contabilidade e técnico previdenciário.
A Fundação Wall Ferraz (FWF) também será contemplada no concurso com dez vagas. No total, serão cinco chances para assistente em administração, que tem como pré-requisito o ensino médio completo.
Além disso, haverá vagas para nível superior, sendo uma para cada um dos seguintes cargos: assistente social, administrador, contador, pedagogo e psicólogo. O município ainda não divulgou os salários atualizados das carreiras.
As diretrizes orçamentárias para Teresina-PI no ano de 2020 já foram publicadas. Elas preveem 639 vagas em concursos para prefeitura. Essas oportunidades são em cargos dos níveis médio, técnico e superior, distribuídas da seguinte forma:
Nível superior - 374 vagas:
Médico - 70 vagas;
Professor I Ciclo 40 horas - 150 vagas
Técnico de nível superior - 50 vagas;
Engenheiro/Arquitero - dez vagas;
Odontólogo - 15 vagas;
Enfermeiro - 50 vagas;
Técnólogo em Radiologogia - duas vagas;
Psicólogo - três vagas;
Nutricionista - três vagas;
Fisioterapeuta - dez vagas;
Fonoaudiólogo - uma vaga;
Farmacêutico - dez vagas.
Níveis médio e médio/técnico - 265 vagas:
Técnico de nível médio - 100 vagas;
Agente de trânsito - 35 vagas;
Técnico de enfermagem - 80 vagas;
Auxiliar de saúde bucal - 20 vagas;
Técnico em patologia clínica - 15 vagas;
Técnico em radiologia - 15 vagas.
O documento também prevê mais 24 vagas em 2020 para a Câmara Municipal de Teresina-PI. As oportunidades estão distribuídas por diversos cargos dos níveis médio, médio/técnico e superior.