TCM-GO determina suspensão do concurso Senador Canedo-GO
O Tribunal Municipal de Contas de Goiás determinou a suspensão do concurso para a Prefeitura de Senador Canedo.
Autor:
Publicado em:29/08/2019 às 13:52
Atualizado em:29/08/2019 às 13:52
O Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de Goiás (TCM-GO) concedeu uma medida cautelar determinando a suspensão do concurso para a Prefeitura de Senador Canedo. A medida visa ao esclarecimento de alguns pontos do edital, como o longo prazo para a realização do concurso. Além disso, o tribunal solicitou uma estimativa do impacto orçamentário-financeiro bruto da seleção.
No relatório do processo, disponível para consulta no site do TCM-GO, um dos pontos destacados é a inexistência de vagas de guarda municipal reservadas para candidatas do sexo feminino. Diante disso, ficou determinada uma alteração na oferta dessas vagas, para que o percentual mínimo para mulheres, previsto em lei, seja obedecido.
Ainda de acordo com o relatório, o cargo de professor prevê apenas etapas de prova objetiva e discursiva, quando deveria ter, obrigatoriamente, uma avaliação de títulos. A prova deverá ter caráter apenas classificatório.
Também foi questionada a carga horária prevista no edital para as funções de auxiliar educacional, agente educacional, assistente de saúde (técnico de Enfermagem, técnico em Laboratório e técnico em Prótese Dentária) e analista de saúde (fisioterapeuta). No edital, os cargos têm uma carga de 40 horas semanais, mas, de acordo com a lei, deveriam ser 30 horas de trabalho por semana.
Nem a prefeitura, nem a organizadora do concurso (Itame Concursos) se manifestaram sobre o assunto. Nos próximos dias as instituições devem apresentar esclarecimentos.
Prefeitura precisará rever itens do edital do concurso
(Foto: Pixabay)
Concurso tem oferta de mais de 3,6 mil vagas
O edital do concurso para a Prefeitura de Sanador Canedo foi publicado no dia 7 de agosto. A seleção visa ao preenchimento de 3.653 vagas, sendo 1.232 são imediatas e 2.421 para formação de cadastro de reserva.
As oportunidades são para cargos de todos os níveis. A remuneração oferecida aos servidores variará de R$1.013,94 a R$3.160,16, dependendo do cargo. O regime de contratação é o estatutário, que garante estabilidade ao servidor.
As inscrições do concurso teriam início no dia 9 setembro e permaneceriam abertas até o dia 10 de outubro. A organizadora da seleção é a Itame Concursos. A prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, estava marcada para três dias:
Dia 9/02: cargos de nível fundamental
Dia: 23/02: cargos de nível médio e técnico
Dia 1/03: cargos de nível superior
Ainda estavam previstas outras etapas de seleção para alguns cargos. Os concorrentes às vagas de procurador municipal e analista jurídico passariam por uma prova prático-profissional. Já os inscritos nas chances de operador de máquinas, borracheiro, encanador, jardineiro, pedreiro e pintor de veículos fariam uma prova prática.
Para os cargos de auxiliar administrativo, auxiliar educacional, auxiliar operacional, agente de trânsito e transportes e guarda municipal, estava previsto um teste de capacidade física. Por fim, os concorrentes às vagas de agente comunitário de saúde e agente de combate a endemias seriam submetidos a um curso de formação continuada.
Suspensão de concursos públicos: como funciona? [VIDEO id="7935"]