TCE-CE confirma intenção de realizar novo concurso em breve

O Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE) estuda possibilidade de novo concurso para o órgão.

Autor:
Publicado em:05/02/2019 às 14:42
Atualizado em:05/02/2019 às 14:42

O Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE) confirmou à FOLHA DIRIGIDA, nesta terça-feira, dia 5, que existe a intenção de o órgão realizar um novo concurso em breve. No entanto, ainda não há um anúncio oficial sobre o assunto.

De acordo com a assessoria de comunicação do tribunal, os estudos para a viabilização do concurso também não foram iniciados. Mas a expectativa de que a seleção de fato aconteça é alta, tendo em vista que a validade do último concurso terminou há um ano. Além disso, conforme consta no Portal de Transparência do órgão há, atualmente, 55 cargos vagos no TCE-CE.

As vacâncias são para a área de controle externo, nos cargos de analista (34), técnico (15) e auxiliar (6). Para analistas é exigido o nível superior, enquanto para técnico e auxiliar a exigência é o nível médio.

TCE-CE
Órgão apresenta 55 vagos vagos na área de controle externo (Foto: TCE-CE)

Último concurso foi realizado em 2015

O último concurso para a área de controle externo foi realizado pelo TCE-CE em 2015. Na época foram ofertadas 34 vagas para analistas, nas especialidades de: auditorial governamental, auditoria de obras públicas, auditoria de tecnologia da informação, atividade jurídica, ciências contábeis e biblioteconomia. 

Também foram oferecidas 10 oportunidades para técnicos, nas especialidades de auditoria de tecnologia da informação e suporte administrativo geral. As remunerações iniciais eram de R$6.310,92 para técnicos e R$8.015,23 para analistas.

Os candidatos ao concurso TCE-CE 2015 foram avaliados por meio de provas objetivas e de títulos. O conteúdo das avaliações variaram conforme cada especialidade. Confira:

♦ Analista de controle externo

A prova de conhecimentos gerais foi composta pelas mesmas disciplinas para todas as especilidades. Foram elas: Língua Portuguesa, Direito Constitucional, Direito Administrativo, Controle Externo e Economia do Setor Público. Já as disciplinas de Conhecimentos Específicos apresentaram variações.

  • Auditoria Governamental — Conhecimentos Específicos I: Auditoria Governamental, Administração Financeira e Orçamentária, Contabilidade Geral, Contabilidade Pública e Administração Pública
  • Auditoria de Obras Públicas — Conhecimentos Específicos I: Auditoria Governamental, Administração Financeira e Orçamentária, Aspectos Gerais de Auditoria de Obras Públicas, Auditoria de Obras Rodoviárias, Auditoria de Obras de Edificações e Auditorias de Obras Hídricas
  • Auditoria de Tecnologia da Informação — Conhecimentos Específicos I: Auditoria Governamental, Administração Financeira e Orçamentária, Auditoria de TI, Gestão e Governança de TI, Segurança da Informação, Sistemas da Informação e Infraestrutura de TI
  • Atividade Jurídica — Conhecimentos Específicos I: Controle Externo, Direito Constitucional, Direito Administrativo, Direito Processual Civil, Direito Previdenciário e Direito Financeiro  
  • Ciências Contábeis — Conhecimentos Específicos I: Auditoria Governamental, Contabilidade Geral, Contabilidade Pública, Contabilidade de Custos, Orçamento Público e Direito Financeiro 
  • Biblioteconomia — Conhecimentos Específicos I: Administração Financeira e Orçamentária e Biblioteconomia

Invista na sua preparação para o concurso

♦ Técnico de controle externo 

A prova de Conhecimentos Gerais para técnicos também apresentou as mesmas disciplinas nas provas de ambas as especialidades. Foram cobrados itens de: Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico, Noções de Controle Externo e Noções de Administração Financeira e Orçamentária. Já a prova de Conhecimentos Específicos foi estruturada da seguinte forma:

  • Auditoria de Tecnologia da Informação — Conhecimentos Específicos I: Tecnologia da Informação e Auditoria de TI 
  • Suporte Administrativo Geral —Conhecimentos Específicos I: Noções de Direito Constitucional, Noções de Direito Administrativo e Noções de Economia do Setor Público e de Administração Pública

Os candidatos aos cargos de analista fizeram, ainda, prova discursiva e de titulos. A Fundação Carlos Chagas foi a responsável por organizar todas as etapas do concurso. 

Você tem um estudo dinâmico para concursos? [VIDEO id="8565"]

Carregando...