Sem realizar concursos desde 2010, a Companhia de Gás do Estado do Rio Grande do Sul (Sulgás) divulgará novo edital em breve. E os preparativos para abertura da seleção estão em fase adiantada. A banca organizadora, por exemplo, já foi escolhida.
Será a Fundação Empresa de Tecnologia e Ciências (Fundatec), assim como no último concurso Sulgás, realizado em 2010. O extrato de contratação da banca foi publicado no Diário Oficial do Estado do Rio Grande do Sul desta terça-feira, 28 de agosto.
Na portaria, consta que o contrato entre a Sulgás e a Fundatec foi assinado no dia 14 de agosto. Esse é a última etapa antes do edital. Com isso, não há mais impeditivos para que o documento com regras da seleção seja divulgado. Saiba como funcionam os concursos públicos em 13 passos.

FOLHA DIRIGIDA entrou em contato com a Sulgás nesta terça, 28, para saber quais cargos serão contemplados e o número de vagas. No entanto, até o fechamento desta reportagem, a empresa não se pronunciou.
Por ser uma sociedade mista, Sulgás contrata por concursos
Por ser uma sociedade de economia mista, o preenchimento de vagas efetivas na Sulgás se dá através de concurso público. A última seleção, realizada há oito anos, teve sua validade expirada em 2015.
Dessa forma, o órgão não tem mais cadastro válido para convocar aprovados e suprir as eventuais carências por aposentadorias, mortes ou exonerações. Criada em 1993, a Companhia de Gás do Rio Grande do Sul é a empresa responsável pela comercialização e distribuição de gás natural canalizado no Estado.
(Foto: Secretaria de Minas e Energia)
Os acionistas da Sulgás são o estado do Rio Grande do Sul e a Petrobras Gás (Gaspetro). A empresa busca se tornar um agente de desenvolvimento de infraestrutura energética através da articulação e atração de investimentos para os projetos de gás natural.
Último concurso Sulgás foi realizado entre 2010 e 2011
O edital do último concurso Sulgás foi publicado no final de 2010, tendo suas demais etapas realizadas no ano seguinte. Na época, foram oferecidas quatro vagas imediatas mais cadastro de reserva para cargos dos níveis médio/técnico e superior.
A Sulgás contrata pelo regime celetista, que assegura o depósito do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e o seguro-desemprego. As remunerações eram de R$1.885,82 para nível médio e R$3.405, 98 para nível superior.
Parte das oportunidades do concurso Sulgás foi destinada a carreira de técnico de nível médio júnior nas seguintes áreas de atuação: Diretorias e Gerências; Finanças e Contabilidade; Tecnologia da Informação – Programação; Engenharia de Dutos; Engenharia de Sistemas; Operação e Manutenção; Qualidade.
As demais vagas foram para técnico superior nas especialidades de: Comunicação; Tecnologia da Informação; Meio Ambiente; Engenharia de Dutos; Comercial-Técnica; Engenharia-Técnica; Engenharia de Sistemas; Operação e Manutenção; Qualidade.
O concurso Sulgás foi composto por provas objetivas para todos os cargos e exame de títulos apenas para os concorrentes de nível superior. A objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, contou com 50 questões e teve duração de quatro horas.
As perguntas foram distribuídas entre as disciplinas de Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico, Informática, Inglês, Legislação, a depender do cargo concorrido. Para ser classificado, foi preciso acertar – no mínimo – 50% das questões eliminatórias da prova.
Comece sua preparação para o concurso Sulgás
Com a autorização para o novo concurso Sulgás, os interessados devem começar os estudos desde já. FOLHA DIRIGIDA tem materiais que te ajudarão a conquistar uma vaga.
Antes de começar a estudar,
não deixe de ler este e-book!
No vídeo abaixo, saiba como se preparar antes da publicação do edital: [VIDEO id="7157"]