Sefaz-ES conta cargos vagos de auditor e poderá ter novo concurso
A Sefaz-ES formou comissão para levantar cargos vagos para um novo concurso de auditor-fiscal.
Autor:
Publicado em:28/12/2018 às 10:37
Atualizado em:28/12/2018 às 10:37
A Secretaria de Estado de Fazenda do Espírito Santo (Sefaz-ES) iniciou os preparativos de um novo concurso para auditor-fiscal. A pasta formou comissão para levantar os cargos vagos e mapear a necessidade de servidores na Receita Estadual.
O estudo auxiliará no planejamento do próximo concurso para auditor-fiscal. Os nomes dos servidores que compõem a comissão foram publicados no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira, 28 de dezembro.
De acordo com a portaria, os trabalhos deverão ser concluídos no prazo de 180 dias. Ou seja, em até seis meses, a comissão deverá entregar um parecer para validação do Conselho de Políticas de Pessoal da área de Tributação, Arrecadação e Fiscalização (CONPTAF), vinculado à Sefaz-ES.
Reprodução Diário Oficial
A última seleção para auditor fiscal do Espírito Santo foi realizada em 2013. Sem novos editais para contratação de efetivos, a Sefaz-ES não tem como chamar aprovados para suprir a carência de servidores por aposentadorias, mortes ou exonerações.
O pré-requisito para se candidatar ao cargo de auditor fiscal é nível superior em qualquer área. Os salários atualizados na carreira não foram informados. Para que seja realizado, o novo concurso ainda terá que ser autorizado pelo governador.
A partir de 2019, o estado será comandado pelo governador eleito, Renato Casagrande. Em entrevista coletiva, ele adiantou que a sua gestão reavaliará o quadro estadual e não garante a realização de novos concursos públicos.
Sefaz-ES inicia estudos para novo concurso de auditor fiscal
(Foto: Prefeitura de Águia Branca-ES)
Casagrande afirmou que se a economia apresentar sinais positivos, poderá redefinir as metas e prioridades do estado. Dessa maneira, ele não garante a realização de novos concursos públicos antes de ter noção prévia do quadro que será deixado pelo atual governo.
“O momento é de cautela e responsabilidade com as contas públicas. Não é possível garantirmos agora que o reajuste e os concursos públicos previstos no Orçamento de 2019, enviado à Assembleia Legislativa pela atual administração, serão efetivados."
Veja como foi o último concurso Sefaz-ES, realizado há cinco anos
O último edital do último concurso Sefaz-ES para auditor foi publicado em 2013. Na época, a pasta ofereceu 16 vagas para o cargo, com previsão de formação de cadastro de reserva. O pré-requisito era ter graduação em qualquer área.
A remuneração inicial era de R$9.645,26, para carga de trabalho de 40 horas semanais. O regime de contratação da Secretaria é o estatutário, que garante a estabilidade empregatícia ao servidor. A banca organizadora foi o Cebraspe (antigo Cespe/UnB).
O concurso foi composto por provas objetivas e discursivas, de caráter eliminatório e classificatório. Os candidatos tiveram que responder a 100 questões, sendo 70 de Conhecimentos Básicos e 30 de Conhecimentos Específicos.
Os aprovados nessas etapas ainda foram submetidos a análise de títulos, de caráter apenas classificatório. Este ano, a Sefaz-ES divulgou edital de processo seletivo com 15 vagas para cargos de nível superior. As oportunidades foram temporárias e para a área de Tecnologia da Informação.
Espírito Santo tem mais de 1,7 mil autorizadas em concursos
O governador em exercício do Espírito Santo, Paulo Hartung, autorizou diversos concursos que ainda não tiveram os editais publicados. Eles somam 1.784 vagas! Os preparativos dessas seleções já foram iniciados.
A maioria dos órgãos já possui comissão organizadora formada. Esse grupo é responsável por acompanhar e planejar a execução dos concursos. Na tabela abaixo, veja o quantitativo de vagas autorizado para cada órgão:
Órgão
Vagas
Sedu-ES
1.200
Polícia Civil-ES
33
Ipem
15
Iases
200
Detran-ES
94
Sejus-ES
200
Jucees
10
Secont-ES
10
Der-ES
16
Iopes
6
No vídeo abaixo, saiba como manter a concentração nos estudos para concursos públicos: [VIDEO id="8500"]