SEE-PE prepara novo concurso público. Comissão está formada
SEE-PE forma comissão organizadora de seu próximo concurso para preencher vagas efetivas.
Autor:
Publicado em:13/09/2019 às 14:45
Atualizado em:13/09/2019 às 14:45
A Secretaria de Educação e Esporte do Estado de Pernambuco (SEE-PE) anunciou o início dos preparativos para seu próximo concurso público. Foi publicada no Diário Oficial de quinta-feira, 12, a portaria que instituiu a comissão organizadora.
O grupo, formado por quatro servidores, está responsável por elaborar a proposta de edital. Após o estudo do quadro de pessoal, esse documento será redigido, informando o número de vagas e os cargos contemplados.
As vagas serão para provimento efetivo no quadro de pessoal do Sistema Público Estadual de Educação. A expectativa é que, assim como no último concurso, sejam contempladas carreiras de professor em várias especialidades, mas também outros cargos de apoio.
A reportagem da FOLHA DIRIGIDA entrou em contato com a SEE-PE para saber mais informações sobre o novo concurso, como previsão para publicar edital e número de vagas. Contudo, não houve retorno até a publicação desta matéria.
Último concurso nomeou quase 5 mil aprovados
O último concurso para efetivos SEE-PE foi aberto em dezembro de 2015. Segundo informações da Pasta, a seleção, que inicialmente visava o preenchimento de 3 mil cargos, já convocou um total 4.901 profissionais desde a homologação dos resultados, em 2017.
Desses, 4.269 compõem o quadro da Educação Básica, 315 da Educação Especial e 317 na Educação Profissional. A maior parte foi lotada no interior do Estado, onde trabalham 2.963 aprovados no concurso. Na Região Metropolitana de Recife ficaram 1.938.
A última nomeação foi feita em abril, com 231 novos professores de Biologia. Segundo informações da SEE-PE, o concurso de 2016 foi o primeiro do Governo do Estado para a Educação Profissional e o maior já realizado para a Educação Especial.
“Foi uma grande vitória poder realizar essas novas nomeações para nosso quadro de professores efetivos antes do fim da validade do certame, considerando as dificuldades do atual contexto econômico e financeiro do País e do Estado”, disse o secretário de Educação e Esportes de Pernambuco, Fred Amancio.
A seleção ofertou um total de 3 mil vagas, todas na carreira de professor, sendo distribuídas entre três editais: um para a Educação Especial, um para a Educação Básica e outro para a Educação Profissional.
Para a Educação Especial foram oferecidas 342 chances, 79 para o nível superior e 263 no nível médio (magistério). Já para a Educação Básica e Profissional foram concorridas 2.458 e 200 vagas, respectivamente, todas de nível superior.
Último concurso da SEE-PE contratou mais de 4 mil professores
(Foto: Alyne Pinheiro/ SEE-PE)
Em maio de 2018 o órgão também divulgou um edital com 590 vagas temporárias. As oportunidades eram para os níveis médio e superior para atuação na área de Educação Profissional nas modalidades presencial e a distância.
Candidatos do último concurso fizeram até três etapas de avaliação
Sob organização da Fundação Getulio Vargas (FGV) o último concurso para professor da SEE-PE foi composto por várias etapas de avaliação. A prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, e a análise de títulos, somente classificatória, foram aplicadas a todos os candidatos.
O exame de múltipla escolha foi composto de 40 (para professor de Português) ou 50 questões (para as demais especialidades), distribuídas entre as disciplinas de:
Língua Portuguesa
Conhecimentos Pedagógicos
Conhecimentos Específicos
Além dessas etapas, ainda houve aplicação de prova discursiva, de caráter eliminatório e classificatório, para professores de Português, na qual os candidatos tiveram que fazer uma redação dissertativa-argumentativa. Os candidatos nas áreas de Libras e Braille, da Educação Especial, também fizeram uma prova prática.
Confira o material de preparação da FOLHA DIRIGIDA: