Secretário da PM-RJ vê necessidade de novos concursos e convocações
Em entrevista exclusiva à FOLHA DIRIGIDA, o secretário da PM-RJ falou sobre os planos para a corporação, como novos concursos e convocações.
Autor:
Publicado em:05/02/2019 às 09:50
Atualizado em:05/02/2019 às 09:50
Após o governador Wilson Witzel confirmar que, até 2020, mais 6 mil soldados serão contratados para a Polícia Militar do Rio de Janeiro (PM-RJ), FOLHA DIRIGIDA entrevistou o atual secretário de estado da corporação, o coronel Rogério Figueredo.
O comandante falou sobre os atuais planos para a instituição, citando o concurso para oficiais, que está em andamento, e a previsão de uma nova seleção para soldados.
O coronel da Polícia Militar do Rio de Janeiro, Rogério Figueredo, foi empossado no dia 3 de janeiro, como secretário estadual da corporação. Em entrevista à FOLHA DIRIGIDA, o comandante relata os desafios que encontrou, logo em sua chegada.
"Encontramos uma corporação com muitos e profundos problemas. Não por culpa dos comandos anteriores, mas principalmente como consequência da crise econômica e financeira do estado", afirmou.
De acordo com o secretário de estado da PM-RJ, a principal prioridade é reverter os danos causados pela crise. Para isso, o comandante quer recompor os recursos materiais e humanos, não só em quantidade, mas em qualidade.
"Só assim teremos condições de cumprir nossa principal missão constitucional, que é o policiamento ostensivo e preventivo", disse Rogério Figueredo.
Concursos diminuirão déficit na PM-RJ
Coronel Rogério Figueredo fala sobre
planos para a PM-RJ (Foto: PMERJ)
Atualmente, a PM-RJ realiza concurso com 37 vagas para oficiais. De acordo com o secretário, o preenchimento dessas oportunidades vai atenuar o déficit de tenentes na corporação, a primeira patente do quadro de oficiais.
Ainda segundo Rogério Figueredo, entre os oficiais, só há déficit de tenentes. Nas demais patentes, não. No entanto, atualmente faltam 380 oficiais na PM-RJ
"O ingresso dos formandos, em 2020, vai reduzir o déficit", afirmou o coronel.
No entanto, com tantas vacâncias, a previsão é que mais de 37 oficiais sejam convocados até 2020. Isso porque o governador do Rio, Wilson Witzel, já demonstrou interesse em reforçar os quadros da PM-RJ.
PM-RJ precisaria de 16 mil soldados
De acordo com o secretário da PM-RJ, hoje, a Polícia Militar tem um efetivo de 43.800 policiais. Porém, estudos indicam que o número ideal seria de 60 mil, deixando a corporação com um déficit de mais de 16 mil policiais.
"Esse déficit é mais acentuado na base da pirâmide. Por isso, uma de nossas prioridades é estruturar o nosso Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP), para formar novos soldados", avaliou o comandante.
Para reestruturar o quadro de praças, o secretário Rogério Figueredo afirma ter total apoio do governador Wilson Witzel. Ainda segundo o coronel, para convocar mais soldados, é preciso ainda avaliar as vacâncias, já naturais, na corporação.
"As perdas de efetivo fazem parte da nossa rotina. A cada ano, deixam a corporação cerca de 1.500 policiais, a maioria por conclusão do tempo de serviço. Em situações normais, essas perdas são repostas todos os anos. Mas em função da crise, deixamos de formar novos policiais", afirmou o secretário.
Ainda segundo Rogério Figueredo, nos últimos três anos, de 2016 a 2018, não houve novas turmas de policiais. "Os cerca de mil que serão formados neste semestre ingressaram no CFAP no ano passado", disse.
Inicie seus estudos para concursos em 2019!
PM-RJ avalia novo concurso para soldados
No início do ano, no dia 5 de janeiro, o governador Wilson Witzel afirmou que: "todo ano faremos concurso público para 2 mil policiais”. Já no dia 25 do mesmo mês, o chefe do Poder Executivo estadual informou que, até 2020, 6 mil soldados serão contratados.
Como o último concurso da corporação, de 2014, contou apenas com 4 mil aprovados, o Estado não teria como cumprir essa promessa sem um novo edital.
Questionado sobre a nova seleção, o secretário de estado da corporação, Rogério Figueredo, afirmou que, além dos mil novos soldados que serão formados até o fim deste semestre, há outros 800 concursados prontos para ingressar no CFAP, o que começa a acontecer em fevereiro, e outros 3 mil em processo de seleção.
"Todos são oriundos do concurso de 2014. Portanto, estamos em condições de atender a demanda anunciada pelo governador", afirmou o secretário.
No entanto, como o quadro atual ainda teria uma defasagem de mais de 16 mil policiais, o secretário afirmou que o governador está muito preocupado com esse déficit de soldados. Para estruturar o efetivo, o coronel Rogério Figueredo afirmou que vai trabalhar para cumprir as metas estabelecidas e recompor o quadro, principalmente na base da pirâmide.
Para isso, o novo concurso para soldados está nos planos da corporação. Hoje, de acordo com o secretário de estado da PM-RJ, a seleção está na pauta da Subsecretaria Geral de Polícia Militar, mas ainda sem definição.
Governador anunciou convocações para soldados
Até 2020, o governo do Rio de Janeiro pretende contratar 6 mil policiais militares aprovados em concursos. A informação foi passada pelo próprio governador, Wilson Witzel, em entrevista coletiva no dia 25 de janeiro, no Palácio Laranjeiras. Confira o anúncio! [VIDEO id="8571"]