Secretário confirma previsão de concurso para a Guarda de Maricá-RJ
Secretário de Segurança de Maricá, município no Rio de Janeiro, confirma previsão de concurso para a Guarda Municipal.
Autor:
Publicado em:24/04/2019 às 09:19
Atualizado em:24/04/2019 às 09:19
Mais uma oportunidade para os concurseiros do Rio de Janeiro deve surgir em breve. O secretário de Segurança, Ordem Pública e Trânsito do município de Maricá, Celso Netto, confirmou a previsão de um novo concurso para a carreira da Guarda Municipal.
De acordo com ele, a seleção está em fase de planejamento. FOLHA DIRIGIDA tentou contato com a secretaria para saber qual será a oferta de vagas e o vencimento atual dos guardas, mas não houve retorno até o fechamento desta matéria.
Além da publicação de um novo edital, Netto disse que a pasta de Segurança trabalha no plano de cargos e salários. Ainda não se sabe se, com isso, a escolaridade do cargo será alterada. No último concurso foi exigido o nível fundamental completo.
“Estamos investindo na construção de um plano de cargos e salários, estrutura e logística. Além disso, estamos planejando um novo concurso público para aumentar o efetivo.”
A fala do secretário de Segurança foi durante uma solenidade que homenageou 13 servidores da Guarda Municipal que se destacaram no primeiro trimestre de 2019. O evento ocorreu no dia 13 de abril na sede do órgão, em Araçatiba.
Guarda de Maricá prepara novo concurso público
(Foto: Clarildo Menezes/ Prefeitura de Maricá-RJ)
Último concurso da Guarda foi realizado em 2011
A Guarda de Maricá é um órgão subordinado à prefeitura. A última vez em que o cargo foi ofertado em um concurso do município foi em 2011. Foram 50 vagas, com exigência de nível fundamental.
No último concurso da prefeitura, publicado em 2018, a carreira era esperada, mas não foi contemplada. Como não há concurso em validade para guardas, o órgão só poderá nomear novos servidores na função quando homologar o novo edital.
Sob organização do INCP, as etapas de avaliação de 2011 consistiram em prova objetiva, eliminatória e classificatória, teste de aptidão física, apenas eliminatório, além do curso de formação. A primeira foi composta por 40 questões sobre:
Português (dez)
Matemática (dez)
Conhecimentos Específicos (20)
O teste físico foi aplicado apenas aos primeiros 100 candidatos aprovados no exame de múltipla escolha. Consistiu em testes de resistência e força, que abrangiam: corrida de 2.400 metros e corrida rasa de 100 metros.
Os habilitados foram convocados para o curso de formação inicial, realizado em horário integral. Para ser efetivado foi preciso ter frequência mínima em 90% das aulas. [VIDEO id="7488"]