Trabalhadores que desejam realizar o saque emergencial do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) de até R$ 1.045, por trabalhador, já podem realizar a consulta do valor e data de saque no aplicativo do FGTS e Internet Banking da Caixa.
A consulta foi liberada nesta sexta-feira, 19, pela Caixa Econômica Federal. Hoje, os beneficiários também vão poder informar se desejam ou não realizar o saque. Segundo a Caixa, o trabalhador poderá indicar que não deseja receber o saque emergencial do FGTS até 10 dias antes do início do seu calendário de crédito.
Pelo site e na central 111, opção 2, a consulta estava liberada desde o dia 15. A expectativa é de que aproximadamente R$37,8 bilhões sejam liberados para 60 milhões de trabalhadores.
O calendário de pagamento, autorizado pela Medida Provisória (MP) nº 946/2020, foi disponibilizado no último sábado, 13. O cronograma segue o mês de aniversário do trabalhador para liberação do dinheiro. Sendo assim, nascidos em janeiro serão os primeiros a ter acesso à quantia, com liberação no dia 29.
Os depósitos serão realizados por meio de Conta Poupança Social Digital, aberta automaticamente em nome dos trabalhadores. Por sua vez, os saques em espécie e transferências estarão liberados a partir de 25 de julho. O novo saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço foi anunciado pelo governo, em abril, como uma das medidas para conter os impactos econômicos pelo novo Coronavírus.
(Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
Saque do FGTS terá mesmo modelo do auxílio emergencial
Assim como no auxílio emergencial, ao ter o dinheiro disponível na conta, o trabalhador poderá realizar pagamentos de boletos. A movimentação do valor do saque emergencial do FGTS poderá, à princípio, ser realizada apenas por meio digital com o uso do aplicativo CAIXA Tem, sem custo.
"Após o crédito dos valores na conta poupança social digital, já será possível pagar boletos e contas ou utilizar o cartão de débito virtual e QR code para fazer compras em supermercados, padarias, farmácias e outros estabelecimentos, tudo por meio do aplicativo", explica a Caixa.
Com a data de disponibilização dos recursos para saque ou transferência, os profissionais poderão transferir os recursos para contas em qualquer banco, sem custos, ou fazer o saque em espécie nos terminais de autoatendimento da Caixa e casas lotéricas.
+ Veja o calendário completo do saque emergencial do FGTS

















