Saída da Força Nacional deve acelerar concursos da segurança no Ceará
A saída da Força Nacional no Ceará deve acelerar o processo para a realização de novos concursos na Polícia Civil e Polícia Militar.
Autor:
Publicado em:22/02/2019 às 15:00
Atualizado em:22/02/2019 às 15:00
O governador do Ceará, Camilo Santana, já anunciou que pretende reforçar o efetivo da segurança pública do estado. Novos editais estão previstos, mas sem data definida. No entanto, a saída da Força Nacional na região deve acelerar os preparativos dessas seleções.
A Polícia Militar e Polícia Civil deverão oferecer mais de mil vagas em diversas carreiras. Além disso, o chefe do executivo também já confirmou que vai reforçar ainda o quadro da Perícia Forense do Ceará - a Pefoce.
A Força Nacional começou a atuar no Estado do Ceará no dia 4 de janeiro. A onda de violência fez com que a população recebesse o apoio, inicialmente, de 400 homens para a realização de um patrulhamento nas vias e ações de inteligência.
Os ataques começaram no segundo dia do ano, contra ônibus, carros, prédios públicos, prefeituras e comércios em 50 municípios. Foram 26 dias seguidos de ataques, e o ministro da Justiça, Sergio Moro, atendeu ao pedido do Governador Camilo Santana e autorizou a ida da Força Nacional.
Moro enviou um ofício ao chefe do executivo do estado e destacou que a atuação da Força Nacioal, junto com a segurança do estado, reduziu as ações causadas por grupos criminosos e conseguiu restaurar a ordem, além de proteger a população.
O Ministério da Justiça também enviou apoio com a Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e Departamento Penitenciário Nacional. Além disso, realizou a entrega de equipamentos de segurança para as forças locais.
No último dia 8 de fevereiro, o ministro Sergio Moro prorrogou por mais 30 dias a presença da Força Nacional no estado. Moro anunciou que a retirada ocorrerá por meio de um plano de desmobilização gradativa.
Fato é que com a saída da Força Nacional a segurança do estado toma um tom de incerteza. Isso porque se mostrou necessário um reforço no quadro das corporações, visando uma proteção com eficácia da população.
Segurança do Ceará precisará de reforços com a saida da Força Nacional
(Foto: Aesp)
As vagas serão para delegado, escrivão e inspetor, mas com distribuição ainda não definida. Camilo Santana afirmou que chegou a contratar uma consultoria externa para fazer a avaliação da demanda e necessidade da corporação.
Em janeiro desse ano, o governador reeleito no Ceará voltou a confirmar o concurso da Polícia Civil. A informação foi reafirmada pelo Gabinete do Governador, mas um prazo para o edital ainda não foi publicado.
O último concurso foi realizado em 2014, quando foram oferecidas 763 vagas para esses mesmos cargos em previsão. Sem concurso em validade, não há mais como a corporação chamar excedentes.
A seleção foi organizada pela Fundação Vunesp, contando com provas objetivas, análise de títulos, avaliação psicológica, exame de capacidade física, investigação social e curso de formação.
Confira preparação completa para concursos!
Concurso PM-CE pode sair já em março
A Polícia Militar também deverá ter o seu quadro reforçado em breve. A previsão é para que o concurso possa ser divulgado já no próximo mês de março.
Camilo Santana já destacou que aguarda apenas uma posição da Procuradoria-Geral (PGE-CE) quanto a chamada de mais uma turma de aprovados na última seleção, de 2016.
“Estou aguardando a decisão da Procuradoria-Geral se eu posso chamar novas turmas da PM. Se eu não puder, vou anunciar agora em março um novo concurso para Polícia Militar”, disse o governador.
No ano passado, em outubro, o secretário de Segurança Pública e Defesa Social do Ceará, André Costa, adiantou que havia a possibilidade da Polícia Militar realizar um novo concurso, dependendo apenas desse impasse da PGE quanto a chamada de aprovados.
"Estamos aguardando definição da PGE sobre o chamamento de novas turmas do atual edital. Caso não seja autorizado, trabalharemos em um novo edital", foi o que afirmou o secretário por meio da sua rede social.
O cargo de soldado da PM-CE exige idade entre 18 e 30 anos e ensino médio completo. Além disso, há também a necessidade de altura mínima de 1m62cm, para sexo masculino, e 1m57cm para o sexo feminino. A carreira de soldado proporciona remuneração inicial de R$3.134,58.
Pefoce também será reforçada com novo concurso
A Perícia Forense do Ceará - Pefoce, também será reforçada com a realização de um novo concurso público. A seleção da Pefoce foi mais uma anunciada em 2018, mas que acabou não sendo realizada em tempo hábil.
Ela é a instituição responsável por realizar todo o trabalho de análise para as investigações. Camilo Santana ainda destaca que a Pefoce é uma das melhores do país.
"Temos equipamentos modernos, uma equipe altamente equipada. Vamos lançar edital e abrir concurso para novos profissionais já para esse ano (2018)”, disse na época do anúncio.