A oferta é de 33 vagas para o cargo de delegado. Para concorrer, é necessário ser bacharel em Direito e ter três anos de prática forense, após a conclusão do curso de Direito, ou três anos de atividade policial, em qualquer instituição de segurança pública, devidamente comprovada.
A carreira de delegado da Polícia Civil do Espírito Santo proporciona uma remuneração inicial de R$10.058,56, para cumprimento de 40 horas semanais, em regime de tempo integral e com dedicação exclusiva.
Polícia Civil-ES divulga edital de concurso para delegado
(Foto: Divulgação)
Inscrições estarão abertas até abril
Quem ficou interessado já pode se candidatar. O prazo de inscrições do concurso Polícia Civil-ES para o cargo de delegado já está aberto e ficará disponível até o dia 24 de abril.
Para concorrer, é preciso acessar o site do Instituto Acesso, o organizador, e preencher o formulário com os principais dados para cadastro. A taxa custa R$138, podendo ser paga até o último dia do prazo, por meio de boleto bancário.
Candidatos inscritos no CadÚnico, membros de família baixa renda ou doadores de medula óssea poderão solicitar a isenção do valor até o dia 10 de abril, também pela internet.
Prepare-se para o concurso PC-ES
Concurso terá sete etapas de seleção
Para ser aprovado e tomar posse no cargo de delegado, os candidatos ao concurso da Polícia Civil-ES deverão ser aprovados em todas as etapas de seleção, No total, serão sete etapas, sendo a última o curso de formação.
A primeira fase será composta pela prova objetiva, com caráter eliminatório e classificatório. O exame está previsto para acontecer no dia 14 de julho, domigo, na Região Metropolitana de Vitória, capital.
A prova será composta por 120 questões de múltipla escolha, tendo o candidato cinco horas para responder a perguntas de:
Para ser aprovado, o candidato deverá alcançar pelo menos 50% de aproveitamento no total de acertos das questões.
Já a segunda etapa será uma prova escrita e discursiva, composta por três questões, sendo uma para cada disciplina: Direito Penal, Processual Penal e Constitucional. Além disso, também haverá uma peça prática processual. Quem for aprovado será convocado para as etapas seguintes:
- Terceira etapa:
Exame de Aptidão Física
Exame de sanidade física e mental
Exame psicotécnico - Quarta etapa:
Prova oral - Quinta etapa:
Avaliação de títulos
Comprovação do tempo mínimo de prática forense ou atividade policial - Sexta etapa:
Sindicância de vida pregressa - Sétima etapa:
Curso de formação profissional
A data das próximas etapas serão divulgadas posteriormente. O prazo de validade do concurso da Polícia Civil do Espírito Santo será de dois anos, podendo ser prorrogado pelo mesmo período.
Confira o material de preparação da FOLHA DIRIGIDA e comece já os estudos para o concurso!