Rio Bonito-RJ define banca e edital de concurso está próximo
A Prefeitura de Rio Bonito, a 78km do Rio de Janeiro (capital), definiu o INCP como banca do seu novo concurso público. Edital é iminente!
Autor:
Publicado em:21/06/2019 às 08:30
Atualizado em:21/06/2019 às 08:30
A Prefeitura de Rio Bonito, a 78km do Rio de Janeiro (capital), realizará um novo concurso público em 2019. A banca organizadora já está definida e será o Instituto Nacional de Concurso Público (INCP). Com a escolha da empresa, o edital está mais próximo e pode sair a qualquer momento.
Até julho de 2018, os cargos da área da Saúde de Rio Bonito-RJ eram ocupados por funcionários temporários, por isso a decisão da Justiça por um concurso para servidores efetivos.
Rio Bonito-RJ prepara novo concurso (Foto: Divulgação)
Último concurso para a Saúde foi em 2008
A decisão judicial foi motivada por uma ação civil pública ajuizada pelo MPRJ no dia 12 de junho de 2018. Segundo as investigações do Ministério Público, ao menos, desde 2014, Rio Bonito insistia em contratar profissionais para a ocupação de cargos públicos de forma irregular.
Ainda segundo o MPRJ, o último concurso público para a Secretaria Municipal de Saúde foi realizado em 2008. Durante as investigações, iniciadas em meados de 2014, o município afirmou, em agosto de 2015, que a Secretaria de Saúde contava com 1.002 profissionais não concursados, incluindo médicos.
Na época, não havia qualquer previsão de realização de concurso público. Para o Ministério Público, a conduta da prefeitura era contra os princípios constitucionais de isonomia, da eficiência na gestão pública, orçamentários e de responsabilidade fiscal.
Nesse caso, 110 vagas foram distribuídas pelas áreas da Saúde (51) e Educação (59). A seleção chegou a reunir mais de 13 mil inscritos. No entanto, após a realização das provas, o resultado do concurso chamou a atenção por trazer nomes do primeiro escalão da administração municipal, além de parentes de aliados políticos.
Além do secretário de Administração de Rio Bonito, Marco Aurélio Ferreira da Silva Miguez, outros nomes do primeiro escalão da administração do município foram aprovados com elevadas notas em diferentes cargos.