Retrospectiva dos concursos: você se lembra dos editais de 2018?
Você se lembra dos principais concursos abertos em 2018? Qual deles te marcou? Confira retrospectiva dos concursos!
Autor:
Publicado em:28/12/2018 às 14:13
Atualizado em:28/12/2018 às 14:13
O ano de 2018 está chegando ao fim. A hora é de analisar atitudes, repensar estratégias e pontuar as prioridades do 2019 que bate à porta. Mas, antes disso, que tal lembrar dos acontecimentos de 2018? Se o planeta viu uma Copa do Mundo eletrizante, e o Brasil, Eleições competitivas, os concurseiros presenciaram um ano de vários editais, muitos deles inesperados. Você se lembra dos principais concursos abertos no ano que termina? Qual deles te marcou?
As respostas certamente virão nesta viagem pelos concursos de 2018. No início dele, a expectativa por bons editais era grande. Após a surpresa da Petrobras, em dezembro de 2017, muitos concurseiros demonstravam otimismo.
E eles estavam certos. Logo no terceiro dia do ano, um edital federal liberado: o da Agência Brasileira de Inteligência. A Abin oferecia 300 vagas, de nível superior. O resultado disso? Foram 64 mil inscritos e apenas o início de um mês de janeiro agitado. [VIDEO id="8512"]
Novos editais da Petrobras e Transpetro agitaram fevereiro
Qual concurseiro imaginaria um edital publicado na véspera de Carnaval? Imagina dois? 2018 proporcionou isso. Se em 8 de fevereiro, quinta-feira pré-Carnaval, a Petrobras pegou todo mundo de surpresa, na sexta, 9, a Transpetro caprichou: abriu 1.650 vagas, deixando muita gente estudando na folia.
O segundo mês do ano não parou por aí. Teve ainda o Banco do Amazônia oferecendo 46 vagas, sendo 20 de técnico bancário, de nível médio.
O dia 8 de março marcou 2018. Após três anos de espera, enfim saía o edital do Banco do Brasil para escriturários. Ao ver o edital, porém, uma surpresa: um conteúdo programático extenso de Informática e poucas questões de Conhecimentos Bancários.
Depois, outra surpresa: o verdadeiro edital não saiu. Os escriturários contratados não eram para as agências físicas, mas as virtuais. A expectativa pelo edital na área tradicional de atendimento segue para 2019.
Mais de 8 mil vagas na Seduc-AM foram destaque de abril
Entre as surpresas do ano esteve o concurso da Seduc-AM, que abriu 8.175 vagas em cargos de todos os níveis de escolaridade. Os três editais agitaram o Amazonas e registraram mais de 238 mil candidatos. O mês contou ainda com o edital do TRT-SP, bastante aguardado em todo o país.
O mês de junho foi marcado pelos editais da Polícia Federal e Iphan, este último que não saía desde 2009. Os preparativos da PF agitaram candidatos de todo o país, ansiosos pela seleção com 500 vagas.
Novela MPU marcou mês de agosto. Edital agitou concurseiros
Agosto foi um mês de tirar o fôlego. Como não lembrar das incertezas do MPU? Sai ou não sai o edital? Tem ou não orçamento? Custeia com a taxa ou faz o rateio com os ramos do órgão? Em 22 de agosto saiu o aguardado edital, agitando milhares de concurseiros do país. A PM-SP e a Sefaz-RS também movimentaram o mês.
Um segundo edital da Liquigás? Isto mesmo (o primeiro tinha saído em março). A publicação foi a surpresa que o mês de setembro reservou. A empresa subsidiária da Petrobras abriu 1.275 vagas. No Nordeste, os destaques ficaram por conta do BNB e do MP-PE. Já outubro trouxe o edital da Advocacia-Geral da União (AGU), mais um que era bastante aguardado.
Os dois últimos meses do ano não ficaram atrás dos demais. Muitos concursos saíram. Em novembro teve PRF e UFF. Já dezembro fechou o ano com Banrisul, DPE-RJ e PM-RJ.
O ano foi intenso, com muitas oportunidades para os milhares de brasileiros. A dúvida que fica é: qual será o último edital de 2018? Haverá publicações nos próximos dias 29, 30 e 31? O tempo trará a resposta, e a FOLHA DIRIGIDA a confirmação. A certeza é de um 2019 de muitas vagas. Fica a torcida!