O concurso Uerj, com 120 vagas de técnicos de enfermagem, está com inscrições abertas, a partir desta segunda-feira, 10 de setembro. Os interessados na seleção da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) terão até o dia 19 de outubro para se candidatar. Em entrevista exclusiva à FOLHA DIRIGIDA nesta segunda, 10, o reitor da universidade, Ruy Garcia Marques, disse que a expectativa é que essas vagas sejam preenchidas imediatamente após a publicação do resultado final. "Só teremos essa definição no primeiro semestre de 2019", salientou.
Embora o concurso da Uerj seja para preencher 120 vagas imediatas, o reitor destacou que há chances de aprovados em cadastro de reserva serem convocados. Isso porque a Uerj tem 400 profissionais com idade e tempo de serviço para pedir aposentadoria. Desta forma, essas vagas deverão ser preenchidas para dar continuidade aos trabalhos realizados no hospital.
A superintendente de Recursos Humanos da Uerj, Márcia de Almeida Caoduro, também falou à reportagem da FOLHA DIRIGIDA. Disse que o objetivo era executar o concurso (realizar as provas) ainda este ano. Entretanto, por questões operacionais e de infraestrutura, foi necessário adiar a realização da prova para o início de 2019.
As contratações também colaborarão para o projeto de expansão que está sendo realizado no Hospital Pedro Hernesto, onde os classificados atuarão. "Nós não queremos manter o hospital como está, queremos crescer. Para isso vamos precisar de técnicos de enfermagem, enfermeiros, médicos, ou seja, uma série de profissionais da área da saúde", disse Márcia Caoduro.
Área hospitalar é a que mais demanda servidores
O reitor também ressaltou que o concurso para técnicos em enfermagem foi priorizado em relação aos demais porque a última seleção para o cargo foi realizada em 2010. No caso de outras funções, ainda há concursos vigentes e os aprovados estão sendo chamados conforme a necessidade do hospital.
Os aprovados no concurso Uerj atuarão nas seguintes áreas de atuação: Hospitalar, Ambulatorial e Central de Materiais e Esterilizações. Ruy Garcia Marques enfatizou que, das três áreas, a que mais apresenta necessidade de pessoal é a Hospitalar. "Além de reposição, esses funcionários vão atuar na ampliação do número de leitos."

Os salários oferecidos pela Uerj a técnicos de enfermagem podem chegar a R$3.150 sem descontos, mais R$400 de auxílio-alimentação. A superintendente de Recursos Humanos da universidade, Márcia Caoduro, destacou que a oportunidade de trabalhar em um hospital universitário é o grande atrativo para essa seleção.
Os servidores terão direito ainda a um plano de carreira, onde começarão no cargo de técnico universitário especializado I, podendo chegar até o 16° nível. A cada nova função haverá variações salariais. Além disso serão disponibilizados programas de capacitação para todos os servidores. A carga horária será de 30 horas semanais.
Os aprovados atuarão nas duas instituições vinculadas à universidade: a Policlínica Piquet Carneiro e o Hospital Universitário Pedro Ernesto. Além das unidades acadêmicas e administrativas.O hospital Pedro Hernesto foi afetado em decorrência da crise do Estado do Rio de Janeiro.
"O hospital já recuperou muito do que havia perdido. Se não fosse uma ação da Defensoria Pública do Estado certamente ele seria fechado e fechar um hospital de referência seria uma lástima."
Uerj investe na modernização do hospital
Segundo Ruy Garcia Marques, o hospital da Uerj vem se reerguendo. O pagamento dos salários e das bolsas já foram normalizados desde o início deste ano e o pagamento das empresas prestadoras de serviço, aos poucos, estão sendo normalizados.
Além disso, a universidade investe em novos equipamentos que ajudarão a retomar o avanço tecnológico do hospital. Até o momento já foram implantados um tomógrafo, ressonância magnética, endoscópio e uma sala híbrida — onde são realizados cirurgias vasculares e endovasculares. O próximo investimento será na cirurgia robótica.

Márcia Caoduro (à esquerda) (Foto: Letícia Santos/ Folha Dirigida)
Para os interessados no concurso, o reitor da Uerj deixou uma mensagem: "Quem for aprovado terá um emprego bastante atrativo em termos de aprendizado constante, aliado à possibilidade de crescimento profissional dentro da sua área de atuação. Acho que é tudo o que as pessoas procuram."
A superintendente de Recursos Humanos, Márcia de Almeida Caoduro, complementou: "Além de estudar, obviamente, o conteúdo programático, eu diria aos candidatos que tenham vontade de fazer parte da família Uerj."