Provas do concurso MPU registram mais de 52 mil faltosos
As provas do concurso MPU tiveram alto índice de abstenção. No total, foram registrados 52 mil faltosos para os 260 mil esperados.
Autor:
Publicado em:22/10/2018 às 12:41
Atualizado em:22/10/2018 às 12:41
Dos 264.924 candidatos do concurso MPU, 52.529 faltaram à aplicação das provas no domingo, 21 de outubro. De acordo com o Cebraspe, banca organizadora, a maior abstenção foi para técnicos de administração.
No total, 34.865 concorrentes ao cargo não compareceram aos exames, realizados no turno da tarde. Isso representa 18,25% de faltosos em relação aos 191.045 inscritos. O pré-requisito para se candidatar era ter apenas o ensino médio completo.
Para analista de direito (nível superior na área), cujas provas ocorreram de manhã, foram registrados 52.529 ausentes dos 73.879 esperados. Na tabela abaixo, veja os quantitativos das provas do concurso para o Ministério Público da União:
Técnico de administração
191.045 inscritos
34.865 faltosos
18,25% de abstenção
Analista em direito
73.879 inscritos
17.664 faltosos
23,91% de abstenção
Todos os candidatos tiveram que responder a 120 questões objetivas, sendo 50 de Conhecimentos Básicos e 70 de Conhecimentos Específicos. Os gabaritos estão previstos para serem divulgados na terça, 23, pelo site do Cebraspe. Somente os candidatos ao cargo de nível superior também realizaram provas discursivas.
As provas objetivas terão valor máximo de 120 pontos. Será considerado desclassificado do concurso quem obtiver nota inferior a dez pontos em Conhecimentos Básicos, inferior a 21 pontos na parte específica e nota inferior a 36 pontos no conjunto das provas objetivas.
Nota de corte para técnicos foi de 65 pontos no último concurso MPU
Após fazer a prova do concurso MPU, muitos candidatos se perguntaram: qual será nota de corte? FOLHA DIRIGIDA fez um levantamento em relação a última seleção, realizada em 2013. A base foi o Distrito Federal, região que apresentou mais nomeações no concurso.
Inicialmente, o DF tinha oferta de 38 vagas para ampla concorrência. No decorrer do prazo de validade, no entanto, foram registradas 1.154 nomeações. O último nomeado para a região obteve 65 pontos.
Maior número de nomeações no último concurso MPU foi para Brasília
(Foto: Bruna Somma)
Segundo o último edital para o MPU, para ser aprovado era preciso de nota superior a 40 pontos, no conjunto das provas de Conhecimentos Básicos e Específicos. Isso significa que, em 2013, os nomeados precisaram acertar 62,5% a mais do que o exigido em edital.
Candidatos consideram que as provas estavam dentro do edital
Os exames para ingresso no Ministério Público da União foram aplicados em todas as capitais do país e no Distrito Federal. A reportagem da FOLHA DIRIGIDA esteve na Universidade Castelo Branco, localizada em Realengo, no Rio de Janeiro, para conferir o que os candidatos a técnico acharam da prova.
A concorrente Emily de Oliveira considerou justa a cobrança do Cebraspe. “Estava dentro do edital e do padrão Cespe. A parte de Conhecimentos Específicos que estava um pouco mais difícil.”
Nos exames deste ano, a banca trouxe algumas mudanças em relação ao conteúdo programático do último edital. As disciplinas de Administração Financeira e Orçamentária (AFO) e Promoção da Igualdade Racial, por exemplo, foram incluídas no programa.
Evelyn Sousa, 28 anos, realizou a última prova do concurso MPU. Ela sentiu maior dificuldade na seleção passada. “Em 2013, foram mais conteúdos cobrados do que agora, tiraram Informática, por exemplo”, detalhou.
O concurso para o MPU oferece 47 vagas imediatas. Desse quantitativo, 11 são para técnico de administração e 36 para analista em direito. O órgão, entretanto, formará cadastro de reserva com mais de 7 mil aprovados.