Presidente reconhece necessidade e busca meios para concurso TRF3
A presidente do TRF3, Therezinha Cazerta, voltou a concordar com a necessidade de um novo concurso em reunião com o sindicato.
Autor:
Publicado em:18/03/2019 às 08:39
Atualizado em:18/03/2019 às 08:39
*Matéria atualizada em 18/03/2019, às 17h30
A presidente do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, Therezinha Cazerta, voltou a reconhecer a necessidade de um novo concurso TRF3 e disse buscar meios para que a seleção saia do papel e possa ser realizada.
A declaração da representante do tribunal foi dada durante reunião com o Sindicato dos Trabalhadores do Judiciário Federal - Sintrajud, na última semana.
De acordo com o Sitrajud, uma das demandas levantadas no encontro foi a necessidade da realização de concursos. A presidente se mostrou receptiva à essa pauta e disse buscar medidas para efetivar essa necessidade mesmo com a restrição de recursos.
A reportagem de FOLHA DIRIGIDA entrou em contato com o TRF3 para saber mais detalhes sobre a realização do estudo, que estava em fase inicial, além de possíveis previsões. Em resposta, o tribunal informou que:
"No momento, a equipe do setor de Gestão de Pessoas do TRF3 está realizando estudos prévios sobre o próximo concurso. Não há previsão de data para publicação do edital."
Saiba mais sobre concurso TRF3 [VIDEO id="8704"]
Presidente do TRF reconhece carência de servidores
A presidente do TRF3 concorda com um novo concurso pois reconhece a grande carência de servidores do tribunal. Em novembro, Therezinha Cazerta esteve reunida com ministro do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli, e comentou sobre a reestruturação da primeira instância.
Ela explicou que o novo modelo de vara será por meio de processo eletrônico e premitirá remanejamentos. Segundo ela, "precisaremos de menos servidores, de modo que conseguiremos equalizar melhor nosso quadro."
Mesmo com essa perspectiva atual, o novo concurso para servidores permanece previsto e sendo visto como necessário. A necessidade, mesmo que menor, ainda permanecerá no quadro de servidores do órgão. Isso porque o TRF3 não tem mais concurso válido para chamar possíveis excedentes.
"Temos uma carência grande de servidores, sem possibilidade de novas nomeações”, disse a presidente do tribunal.
Quer adiantar a preparação para o concurso TRF3? Saiba como!
TRF3 realiza estudo para novo concurso de servidores
(Foto: Divulgação)
TRF3 poderá chamar aprovados do concurso TRE-SP
O Tribunal Regional Federal da 3ª Região, com sede em São Paulo e no Mato Grosso do Sul, poderá aproveitar os aprovados do concurso TRE-SP para amenizar a carência de pessoal.
De acordo com o TRE-SP, o processo para aproveitar esses habilitados está em tramitação. Foi apresentada pelo TRF3 a necessidade de provimento de nove cargos de Técnico Judiciário - área Administrativa e dois cargos de Analista Judiciário - Área Judiciária.
No entanto, mesmo com essa medida, o TRF3 confirmou, na época, que o concurso permanecia em fase de estudos para que pudesse ser realizado o quanto antes. Mas, sem previsão.
O TRF3 completará seis anos desde o último concurso, que realizado em 2013 ofereceu 260 vagas, das quais 125 eram destinadas ao cargo de analista judiciário e 135 para técnico judiciário, com exigência de nível superior e médio, respectivamente.
Este edital anterior pode ser uma excelente referência para os estudos de quem se prepara para o novo concurso. É importante conhecer como o órgão cobra as questões e realiza todas as principais etapas, ficar por dentro da estrutura como um todo.
A última seleção foi organizada pela Fundação Carlos Chagas - a FCC. Ainda não há previsão de qual será a próxima banca, tempouco quais serão as especialidades ofertadas. Espera-se, no entanto, que o edital contemple as mesmas carreiras do último concurso, que foram: