Presidente da Faetec confirma concurso com mais de 200 vagas este ano

Durante audiência na Alerj, o presidente da Faetec confirmou que o concurso com mais de 200 vagas será aberto este ano.

Autor:
Publicado em:30/04/2019 às 13:49
Atualizado em:30/04/2019 às 13:49

O presidente da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), Romulo Massacesi, confirmou a realização de um novo concurso para professores. De acordo com ele, a oferta será superior a 200 vagas efetivas e o edital será divulgado ainda este ano. O anúncio ocorreu nesta terça-feira, 30, durante audiência na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj).

“Faremos ainda este ano um concurso público para preenchimento de 209 vagas oriundas de exonerações, mortes e aposentadorias de professores", destacou durante audiência conjunta da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Alerj.

Romulo Massacesi ainda revelou que a rede Faetec conta com grave déficit de pessoal, não apenas para professores. "Temos estrutura física comprometida e carências de pessoal - docentes, administrativos e operacional", exemplificou, ressaltando que 1.200 professores contratados foram demitidos em dezembro de 2018.

Audiência da Alerj tratou sobre os desafios e perspectivas para 
Faetec (Foto: Edison Corrêa/Alerj)

 

"O concurso público está previsto desde 2015, mas não foi realizado", lembrou. O presidente da Faetec também mencionou que seu primeiro mês de gestão à frente da rede de ensino foi de urgência e necessidades pontuais.

"Encontramos uma dívida de R$ 200 milhões do governo anterior, principalmente junto a fornecedores. Mas, este ano, obtivemos autorização judicial para viabilizar contratação de professores. Está em curso uma contratação simplificada de 621 profissionais", contou Massacesi.

O presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia da Alerj, deputado Waldeck Carneiro, afirmou que a Fundação cumpre papel central na educação profissional e tecnológica no Estado do Rio de Janeiro.

"Com a utilização eleitoral da Faetec nos últimos anos, houve perdas, como o congelamento do plano de cargos e salários dos profissionais. Também precisamos reorganizar o quadro funcional, principalmente no que se refere aos professores, com um concurso público", disse Waldeck.

• Com déficit de mil professores, Sindicato aponta urgência no concurso Faetec
• Sem concurso Faetec, mil alunos ficam sem poder voltar às aulas
• Faetec confirma que edital de concurso com 257 vagas sai este ano

Nova audiência sobre a Faetec foi marcada para 60 dias

Também presente na audiência, Gustavo Lopes, da Associação de Docentes da rede de ensino, ressaltou a importância da realização do concurso Faetec. Além da valorização dos profissionais.

"Defendemos o salário pelo piso da carreira por sua titulação. Isso deveria ser revisto. Precisamos da democratização e autonomia na rede. Estamos no quinto ano sem reajuste salarial, mas com uma inflação corrente", ponderou.

O presidente da comissão de Comissão de Ciência e Tecnologia firmou com o presidente da Faetec uma nova audiência pública da Alerj para daqui a 60 dias. O objetivo será verificar os avanços na fundação e o que ainda necessita.

"Nos reuniremos com as secretarias de Estado de Educação, Fazenda e Ciência e Tecnologia para tentar a liberação das verbas do FUNDEB e do PNAE. Também faremos uma reunião sobre os projetos de lei da Faetec que estão tramitando na Alerj", disse Waldeck.

Acesse cursos de preparação para concursos:

Edital do concurso Faetec pode sair até junho

O secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação do Rio de Janeiro, Leonardo Rodrigues, esclareceu que os preparativos do concurso Faetec estão em andamento. Em entrevista à FOLHA DIRIGIDA, ele disse que é o edital pode ser publicado até junho.

“Estamos definindo as regras juntamente com o Ministério Público. Mas, nossa expectativa é que seja, sim, ainda no primeiro semestre. E reafirmo que a Secti (Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação), seguindo orientação do governador Wilson Witzel, mantém o compromisso de realizar o concurso ainda em 2019”, constatou Rodrigues.

No início do ano, o governo autorizou a realização de concurso com 257 vagas para professores efetivos na Faetec. Mas, nesta terça-feira, o presidente da rede de ensino disse que a oferta será de 209 vagas.

A reportagem entrou em contato com a Assessoria de Imprensa da Faetec. O setor confirmou que, no primeiro momento, serão abertas 209 vagas. A rede de ensino solicitará um novo edital com as 48 vagas restantes para 2020.

No vídeo abaixo, saiba como estudar para concursos antes da publicação do edital: [VIDEO id="7157"]

Carregando...