Prefeitura de Petrópolis-RJ inicia preparativos para novo concurso
Prefeitura de Petrópolis, na Região Serrana do Rio de Janeiro, inicia preparativos para realização de um novo concurso público.
Autor:
Publicado em:11/12/2019 às 15:00
Atualizado em:11/12/2019 às 15:00
Um novo concurso Petrópolis-RJ está próximo de sair. A prefeitura, na Região Serrana do Estado Rio de Janeiro, iniciou os preparativos com a formação de comissão organizadora que vai realizar os trâmites necessários para a elaboração do edital.
A portaria que institui o grupo foi divulgada no Diário Oficial do Município do dia 4 de dezembro. De acordo com o documento, as vagas serão para suprir cargos vagos em diversas secretarias da Administração Direta.
(Foto: Reprodução/ Diário Oficial)
O grupo é formado por um coordenador e outros cinco membros. Eles deverão ficar responsáveis pelo levantamento de vagas nos quadros da prefeitura e elaborar o projeto básico do edital para iniciar a escolha da banca organizadora.
Todo esse trâmite pode levar alguns meses, dependendo da celeridade do processo por parte da comissão. Por isso, a expectativa é que as etapas do concurso sejam realizadas ao longo do próximo ano.
A nova seleção pode ser um atendimento a uma ação que tramita na Justiça, impetrada pelo Ministério Público Estadual. O MPRJ ajuizou a ACP contra o ex-secretário de saúde do município que contratou profissionais para a Fundação de Saúde sem concurso público.
A reportagem não teve acesso à decisão da Justiça, mas circula na internet a informação de que ela prevê a abertura do concurso até junho de 2020. Até o fechamento desta matéria nem a prefeitura, nem o Tribunal de Justiça confirmaram esse dado.
FOLHA DIRIGIDA também entrou em contato com a Prefeitura de Petrópolis para questionar sobre previsão de vagas, mas não houve retorno da demanda.
Petrópolis-RJ prepara novo concurso público
(Foto: Divulgação)
As oportunidades eram em todos os níveis de escolaridade, sendo a maior parte na área da Saúde. Os destaques foram agente de apoio administrativo (nível fundamental) e técnico de enfermagem (nível técnico).
Na mesma ocasião, a prefeitura divulgou um segundo edital visando a contratação de agentes comunitários de saúde e agentes de endemias, mas neste caso as contratações foram feitas pelo regime celetistas. Juntos, os dois editais somaram oferta de 146 vagas.
Dois anos antes, em 2014, a Prefeitura de Petrópolis realizou um concurso com 204 vagas para a área de Educação, este foi organizado pelo IBFC. As oportunidades abrangiam os níveis médio e superior de escolaridade.
As vagas eram para os cargos de cuidador escolar, intérprete de libras, instrutor de libras, professor de educação básica para os anos iniciais e professor da educação básica em Matemática.
Em ambos os concursos os candidatos foram submetidos a provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório. Os exames compreendiam de 30 a 55 questões sobre disciplinas que variavam conforme o cargo.
Língua Portuguesa e Conhecimentos Específicos da área foram comuns a todas as carreiras. No concurso da Educação também houve análise de títulos, de caráter classificatório, para todos os cargos.