A Prefeitura de Manicoré, no Sul Amazonense, abriu um novo concurso público com oferta de 271 vagas para professores em várias especialidades. O edital foi divulgado na tarde desta quinta-feira, 22, no site do organizador, o Instituto Abaré-Eté.
As oportunidades estão distribuídas entre várias unidades escolares das zonas urbana e rural. São 32 vagas para a Educação Infantil, 118 para as séries iniciais do 1º ao 5º ano, 29 para professor de Português, 31 de Matemática, 24 de História, 14 de Geografia e 18 de Ciências.
Para ingressar na carreira é preciso ter nível superior: graduação em Pedagogia, no caso de professores de educação infantil e séries iniciais; e licenciatura plena na área correspondente, no caso das demais especialidades. Todos terão vencimento inicial de R$1.278,87 para trabalhar 20 horas por semana.

Os candidatos que forem aprovados no concurso serão lotados na comunidade ou região para a qual concorreram, não podendo pedir remanejamento para outras localidades ou para a sede municipal. Isso ocorrerá apenas em caso de conveniência da Administração Municipal, após o estágio probatório.
Prazo de inscrição do concurso abre na próxima semana
As inscrições para o concurso de Manicoré-AM serão aceitas no período de 30 de agosto a 30 de setembro, no site do Instituto Abaré-Eté. Para participar será necessário pagar uma taxa no valor de R$80.
Candidatos que estiverem inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e que tenham renda familiar mensal igual ou inferior a três salários mínimos ou renda familiar per capita de até meio salário mínimo mensal poderão pedir isenção no período de 30 de agosto a 14 de setembro.
Acesse material de preparação para concursos

O concurso será composto por duas etapas de avaliação: prova objetiva e análise de títulos. A primeira, de caráter eliminatório e classificatório, está marcada para o dia 3 de novembro. Os candidatos terão até quatro horas para responder a 60 questões, sendo:
- dez de Língua Portuguesa
- 20 de Conhecimentos Pedagógicos
- cinco de Matemática
- cinco de Noções de Informática
- 20 de Conhecimentos Específicos
O exame será avaliado na escala de zero a 100 pontos. Para ser considerado habilitado será preciso acertar, pelo menos, 50% do total. Aqueles que passarem nessa etapa serão convocados para a análise de títulos. A entrega dos documentos não é obrigatória, mas terá caráter classificatório. [VIDEO id="8073"]