Porto Nacional-TO contrata banca para realizar concurso com 381 vagas
A Prefeitura de Porto Nacional, no Tocantins, realizará concurso com 381 vagas e contratou a UFT como banca.
Autor:
Publicado em:14/01/2019 às 14:53
Atualizado em:14/01/2019 às 14:53
A Prefeitura de Porto Nacional, localizada na Região Metropolitana de Palmas, no Tocantins, realizará novo concurso com 381 vagas. E os preparativos para o edital estão em estágio avançado. A Fundação Universidade Federal do Tocantins (UFT), por exemplo, já foi contratada como banca organizadora da seleção.
O extrato de contratação foi divulgado no Diário Oficial do Estado de sexta-feira, 11. O próximo passo é a publicação do edital. Por isso, o documento com as regras do concurso já pode sair nos próximos dias.
Reprodução Diário Oficial do Estado do Tocantins
Em geral, após a assinatura do contrato com a banca, os detalhes como estrutura de provas e cronograma da seleção são fechados com o órgão público. De acordo com o extrato contratual, a previsão é que o concurso atraia até 3 mil candidatos.
As 381 vagas oferecidas pelo concurso Porto Nacional-TO serão distribuídas entre imediatas e em cadastro de reserva. Os cargos e salários ainda não foram informados. A Prefeitura, localizada a apenas 52 km de Palmas, não realiza novas seleções desde 2015.
Por meio de uma ação judicial expedida em julho do ano passado, o Ministério Público do Tocantins (MP-TO) determinou que o município abrisse concurso para substituir comissionados. A Promotoria de Justiça de Porto Nacional apurou que existem 1.152 profissionais contratados por tempo determinado na cidade.
O número foi considerado “absurdo” pelo MP-TO. O prefeito chegou a assinar um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) em que se comprometia a publicar edital de concurso público até janeiro de 2018. O que não foi feito até o momento.
Último concurso Porto Nacional-TO teve oferta de 180 vagas
O último edital de concurso publicado pela Prefeitura de Porto Nacional foi em 2015. Na época, foram oferecidas 180 vagas, sendo 102 imediatas e 78 em cadastro de reserva. Os salários variavam de R$788 a R$3 mil.
Porto Nacional prepara concurso com 381 vagas
(Foto: Prefeitura de Porto Nacional)
Para nível médio, as oportunidades foram para os cargos de agente de avaliação imobiliária, fiscal sanitário, técnico em Informática e técnico em Logística. Os graduados, por sua vez, puderam se inscrever para professor, analista de Tecnologia da Informação e agente de fiscalização de tributos.
As jornadas de trabalho eram variáveis de 10 a 40 horas, a depender do cargo concorrido. Todos os candidatos foram submetidos a provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório. Apenas os inscritos ao cargo de professor também foram submetidos a prova de redação.
Os exames objetivos foram compostos por 40 questões, seguindo a seguinte distribuição:
Língua Portuguesa- 8 questões;
Noções de Informática – 5 questões;
Raciocínio Lógico – 5 questões;
Conhecimentos Regionais – 5 questões;
Legislação Pertinente ao Município de Porto Nacional – 7 questões;
Conhecimentos Específicos – 10 questões.
O último concurso Porto Nacional-TO teve prazo de validade de dois anos. Durante esse período, a prefeitura de pode chamar aprovados para suprir a carência de servidores por mortes, aposentadorias ou exonerações.
Saiba como estudar antes da publicação do edital
No vídeo abaixo, a coach Deborah Cal explica como estudar antes da publicação do edital do concurso. Não deixe de conferir! [VIDEO id="7157"]