Após perícia, PC-SP divulga lista de classificados para escrivão
Concurso da Polícia Civil de São Paulo para cargo de escrivão divulga nova lista de classificados após perícia médica.
Autor:
Publicado em:16/09/2019 às 14:09
Atualizado em:16/09/2019 às 14:09
A Polícia Civil de São Paulo divulgou, por meio do Diário Oficial do Estado, uma nova classificação conforme o resultado da perícia médica dos candidatos com deficiência para o cargo de escrivão.
Os candidatos aprovados serão convocados para o curso de formação técnico-profissional, na Academia de Polícia (Acadepol).
As nomeações acontecerão mediante a necessidade da Secretaria de Segurança Pública, respeitando a ordem de classificação. O concurso terá validade de dois anos, com possibilidade de prorrogação por mais dois.
Os aprovados poderão ser chamados, durante este período, para suprir também o déficit de vagas de servidores aposentados, falecidos, exonerados e desligados.
PC-SP divulga lista de classificados para escrivão após perícia médica
(Foto: Divulgação)
Concurso para escrivão teve 27 mil inscritos
O concurso da PC-SP, realizado em 2018, contou com mais de 66 mil inscritos, e destes, 27 mil foram para o cargo de escrivão. Os candidatos passaram por provas objetivas, discursivas, investigação social, provas orais, de títulos e exame psicológico.
Para se classificar no exame objetivo, o candidato precisava acertar 50% da prova, que foi composta por 100 questões distribuídas da seguinte maneira:
Língua Portuguesa: 36 questões;
Noções de Direito: 30 questões;
Noções de Informática: 16 questões;
Noções de Criminologia, Noções de Lógica e Atualidades: 18 questões.
Os 1.200 melhores classificados foram convocados para a segunda etapa, onde foram submetidos à prova escrita.
Realizada na cidade de São Paulo e desenvolvida pela Acadepol, a prova escrita contou com quatro questões discursivas sobre Língua Portuguesa, Noções de Direito, Noções de Informática e Noções de Criminologia.
O objetivo desta etapa foi avaliar o domínio da norma culta, o desenvolvimento do tema na estrutura proposta, a adequação da linguagem, a articulação do raciocínio lógico e a capacidade de argumentação.
Logo após, os canditados passaram pela comprovação de idoneidade e conduta escorreita mediante investigação social, prova oral e exame de títulos. Esta seleção não exigiu teste de aptidão física.
PC-SP tem novo concurso previsto
No próximo ano, a Polícia Civil de São Paulo terá novos editais com 2.939 vagas, conforme autorizado pelo governador João Doria. Destas, serão 250 vagas para delegado, 1.600 para escrivão, 900 para investigador e 189 para médico legista.
Todas as carreias exigem nível superior e os ganhos variam de R$3.743,98 a R$9.888,07. Os provimentos dos cargos também estão previstos para o ano que vem.
"A previsão é que os respectivos editais sejam publicados a partir do próximo ano. Demais informações sobre os trâmites administrativos dos processos de seleção serão informados por meio do Diário Oficial do Estado”, informou a Secretaria de Segurança Pública do Estado em nota.