PM-SC suspende concurso para oficiais após recomendação do MP
PM-SC suspende concurso público para formação de oficiais após recomendação do Ministério Público.
Autor:
Publicado em:28/01/2019 às 09:33
Atualizado em:28/01/2019 às 09:33
PM-SC tem 70 vagas de oficial
(Foto: Prefeitura de Florianópolis)
O concurso para formação de oficiais da Polícia Militar de Santa Catarina (PM-SC), cujas provas foram aplicadas em dezembro, está suspenso. A informação foi divulgada no site do Instituto AOCP, organizador da seleção.
A suspensão visa ao atendimento de uma recomendação do Ministério Público de Santa Catarina (MP-SC). O motivo, no entanto, não consta no comunicado, publicado na sexta-feira, 25.
A reportagem da FOLHA DIRIGIDA questionou a PM e o MP catarinenses a respeito, mas não houve retorno até a última atualização desta matéria.
A seleção estava em fase de divulgação dos resultados da prova objetiva. A classificação preliminar foi divulgada na terça-feira, 22, e a final estava prevista para sair em 13 de fevereiro. Ainda não há informações sobre a retomada da seleção.
Último concurso também foi suspenso
Esta não é a primeira vez que o MP-SC suspende uma seleção para formação de oficiais do corpo da PM-SC. O concurso anterior, de 2017, também foi interrompido por causa do vazamento do tema da redação antes da prova.
O edital de 2018, publicado em outubro, visava à retomada desse concurso, que acabou tendo suas provas anuladas. A oferta da seleção atual é de 70 vagas, sendo 65 destinadas a homens e cinco para mulheres. Para ingressar no cargo de oficial, além de ser aprovado nas etapas, os requisitos são:
Altura mínima de 1,65 (homens) e 1,60 (mulheres)
Peso proporcional à altura, conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS), por meio do índice de massa corporal
Idade mínima de 18 anos completos e máxima de 30 anos, até o último dia de inscrição no concurso
Carteira Nacional de Habilitação (CNH) de qualquer categoria
Graduação no curso de bacharel em Direito
Durante o Curso de Formação de Oficiais (CFO), com duração de dois anos, os selecionados recebem R$4.764,24. Com o término do curso, os cadetes aprovados são promovidos a aspirantes a oficial e cumprem estágio probatório de seis meses. Depois, podem ser nomeados e promovidos ao posto de 2º tenente, iniciando a carreira de oficial, com remuneração de R$12.882,69.