PM-SC realiza trâmites para publicar edital com mil vagas de soldado

PM-SC pode publicar edital com mil vagas de soldado nos próximos dias. Cargo exige nível superior.

Autor:
Publicado em:27/12/2018 às 15:53
Atualizado em:27/12/2018 às 15:53

O edital do concurso para soldados da PM-SC – Polícia Militar de Santa Catarina – pode ser publicado este ano, embora restem apenas quatro dias para o fim de 2018. De acordo com informações transmitidas pela instituição nesta quinta-feira, 27, os responsáveis estão trabalhando para finalizar os trâmites e abrir a seleção. 

Soldados (Foto: Divulgação/ PM-SC)
Cargo de soldado exige nível superior
(Foto: Divulgação/ PM-SC)

Vale destacar, no entanto, que fontes ligadas a PM-SC informaram que, por causa dos entraves na formalização da banca, esta previsão pode ser adiada. Apenas se os processos forem finalizados a tempo, existem chances de o documento sair esta semana. 

A instituição não divulgou posicionamento oficial a respeito. Em novembro já havia sido informado que os preparativos do concurso estavam adiantados, de modo que tão logo os entraves fossem resolvidos, o edital seria divulgado. 

Previsão de mil vagas de soldado

Segundo fontes da instituição, o vencimento atual do cargo de soldado é de cerca de R$4 mil, mas o valor exato não foi divulgado. A previsão é que o edital traga oferta de mil vagas. Para concorrer os requisitos são:

  • nível superior em qualquer área de conhecimento
  • altura mínima de 1,65 (homens) ou 1,60 (mulheres)
  • possuir carteira de habilitação (CNH)
  • ter, pelo menos, 18 anos e, no máximo, 30

Os soldados da PM-SC podem receber benefícios como indenização de serviço ativo e auxílio-alimentação. A oferta do último concurso foi de 658 vagas, sendo 39 destinadas a candidatas do sexo feminino e 619 do sexo masculino.

Quer acesso ilimitado a cursos de preparação?

Último concurso teve seis etapas

A melhor referência de preparação para os interessados no próximo concurso da PM-SC é o edital anterior, publicado em 2015. Na ocasião, a avaliação aconteceu por meio de seis etapas:

  • prova objetiva, de caráter classificatório e eliminatório
  • exame de saúde, apenas eliminatório
  • teste físico, eliminatório
  • avaliação psicológica, eliminatória
  • investigação social, eliminatória
  • exame toxicológico

Na prova objetiva os candidatos tiveram quatro horas para responder a quarenta questões distribuídas pelas disciplinas de Noções de Direito Constitucional, Noções de Direito Penal Comum, Noções de Direito Processual Penal Comum, Legislação Institucional, Português e Informática.

[VIDEO id="7157"]