PM-RR divulga locais de prova do concurso para soldados

Os locais de aplicação das provas objetivas do concurso PM-RR foram divulgados na segunda-feira, 12 de novembro, pelo site da UERR.

Autor:
Publicado em:13/11/2018 às 09:36
Atualizado em:13/11/2018 às 09:36

A Polícia Militar-RR disponibilizou na segunda-feira, 12, os locais das provas objetivas do concurso para soldados. A consulta deve ser feita de maneira individual, pelo site da Universidade Estadual de Roraima (UERR), que organiza a seleção. Os exames estão previstos para o dia 9 de dezembro, das 14h às 18h.

• Confira os locais de prova do concurso!

O edital do concurso PM-RR com 400 vagas especificava que as provas aconteceriam apenas em fevereiro do próximo ano. Uma retificação, entretanto, adiantou a realização dos exames. As demais informações foram mantidas. Durante quatro horas, os candidatos deverão responder a 80 questões.

As disciplinas cobradas serão: Língua Portuguesa, Noções de Direito, Legislação Extravagante, Conhecimentos Específicos de Legislação da PM-RR, Atualidades Gerais, História e Geografia de Roraima. O concurso não define quais serão os critérios de classificação para a próxima etapa.

PM-RR (Foto: Reprodução Facebook)
PM-RR realiza concurso com 400 vagas para soldado
(Foto: Reprodução Facebook)

 

O número de convocados para o teste de aptidão física (TAF), contudo, já está estabelecido. De acordo com o edital, os 1.200 candidatos com as melhores classificações na prova objetiva serão chamados para a segunda etapa do concurso para soldados. Esse quantitativo equivale a três vezes o número de vagas ofertadas, por região.

A seleção contará com outras etapas de caráter eliminatório, que ocorrerão em datas ainda a serem definidas:

  • 2ª etapa - Exames médicos, odontológicos, toxicológicos; e Teste de Aptidão Física (TAF);
  • 3ª etapa - Avaliação psicológica, através do exame psicotécnico;
  • 4ª etapa - Investigação Social. 

MP-RR requer a exclusão de critério que proíbe candidatos com tatuagens

Na última quarta, 7, o Ministério Público do Estado de Roraima protocolou uma ação civil pública para que o edital do concurso PM-RR seja retificado. O motivo é para que seja excluído o critério de eliminação para candidatos com tatuagens visíveis no uniforme.

O governo estadual e a UERR foram notificados. A ação civil solicita a alteração do seguinte tópico do edital:

Será eliminado do certame o candidato que apresentar tatuagem no corpo (pigmentação definitiva) (...) que seja visível na hipótese do uso do uniforme que comporte camisa de manga curta e bermuda, correspondente ao uniforme operacional de verão.

O Ministério Público afirmou, em nota, que os concursos só podem restringir pessoas com tatuagens se as imagens violarem os valores constitucionais. Tais regras constam em acórdão proferido em Sessão Plenária do Supremo Tribunal Federal (STF).

FOLHA DIRIGIDA entrou em contato com a Assessoria de Imprensa da Universidade Estadual de Roraima, na sexta, 9. A organizadora do concurso respondeu que "não recebeu qualquer notificação da ação civil pública". 

Concurso PM-RR oferece R$2,2 mil aos soldados aprovados nas etapas

Neste concurso, a Polícia Militar de Roraima oferece 400 vagas para a carreira de soldado. As chances são distribuídas para ambos os sexos, sendo 60 para mulheres e 340 para homens. Os aprovados terão direito a ganhos de R$2.243,64

As vagas são dividas entre cinco regiões do estado. A primeira é formada por unidades operacionais e administrativas, que abrangem a capital Boa Vista. Nesse caso, são 281 oportunidades disponíveis.

As demais chances são para cidades do interior de Roraima e estão dividias pelas companhias independentes da PM-RR, que atuam nas fronteiras. Confira aqui distribuição das vagas.

Para concorrer ao cargo de soldado da Polícia Militar de Roraima, os pré-requisitos eram nível médio completo até a data de matrícula no curso de formação e carteira nacional de habilitação na categoria B ou superior.

A seleção exigiu ainda idade mínima de 18 anos e máxima de 35, para ambos os sexos. A altura mínima cobrada era de 1,60m para homens e 1,55m para mulheres, descalço e descoberto. 

No vídeo abaixo, veja dicas para o dia da prova do concurso: [VIDEO id="7413"]