A Polícia Militar do Piauí decidiu retomar e retificar o concurso PM-PI, para temporários. A seleção estava suspensa desde março do ano passado, devido ao risco de contaminação por Covid-19, o novo Coronavírus.
A informação foi divulgada no site da PM PI, no final de fevereiro, por meio de um edital de retificação assinado pelo Comandante-Geral da PMPI, o Coronel QOPM Lindomar Castilho Meli.
O documento traz um novo calendário para os próximos eventos do concurso. E conforme o cronograma, as provas objetivas serão realizadas no próximo dia 21 de março de 2021. Já o resultado final do processo seletivo e convocação para o treinamento estão agendados para o dia 15 de abril.
de abertura (Foto: Divulgação)
De acordo com a publicação, as principais alterações foram nos seguintes itens:
- Continuar as inscrições previstas no item 3.2 do edital de abertura, porém mantendo-se as inscrições já realizadas;
- Alterar a data de realização da prova escrita objetiva prevista no subitem 4.1.1 do edital e demais etapas do processo seletivo;
- Modificar o período de entrega da documentação constante no subitem 9.3.1, devendo a Investigação Social ocorrer paralelamente à etapa do exame de saúde.
- Suprimir, excepcionalmente, a etapa do teste de aptidão física (TAF), prevista no item 8 e seus subitens;
- Alterar a data de divulgação do resultado preliminar da prova escrita objetiva prevista no subitem 10.1 e a data de divulgação do resultado final do processo seletivo prevista no subitem 10.2.
Para conferir todas as modificações e o novo cronograma de atividades, acesse o edital de retificação no site da PM PI ou clique no botão abaixo:
Inscritos na seleção passarão por até três etapas de avaliação
O concurso PM-PI traz uma oferta de 100 vagas de caráter temporário para o Serviço Auxiliar Voluntário da Polícia Militar. O cargo exige escolaridade de nível fundamental. As chances são para diversos municípios, sendo 71 vagas para a capital e 29 chances para o interior.
Após a eliminação do TAF do edital, os candidatos serão avaliados por até três etapas. A primeira fase será composta pelas provas objetivas, com 40 questões de múltipla escolha, de caráter eliminatório e classificatório, nas seguintes disciplinas:
- Língua Portuguesa: 10 questões
- Matemática: 10 questões
- Noções de Informática: 10 questões
- Legislação PM PI: 10 questões
Já as próximas etapas do concurso PM PI serão: exames de saúde e investigação social. A inspeção de saúde será realizada pela Junta Médica de Saúde da Polícia Militar do Piauí, para avaliar o exame clínico geral e exames laboratoriais. Para tanto, os candidatos deverão apresentar os seguintes exames:
- Hematócrito, realizado com até 20 (vinte) dias de antecedência da data do Exame de Saúde;
- Glicose sérico, realizado com até 20 (vinte) dias de antecedência do Exame de Saúde;
- Fator RH e grupo sanguíneo;
- Creatinina;
- Teste Anti-HIV;
- Exame comum de urina, realizado com até 20 (vinte) dias de antecedência do Exame de Saúde;
- TGP;
- ECG;
- Raios X de tórax com laudo, realizado com até 20 (vinte) dias de antecedência do Exame de Saúde;
- Exame toxicológico, do tipo “larga janela de detecção” através do cabelo, para maconha, cocaína, heroína e anfetaminas.
Já a investigação social será realizada por meio de uma pesquisa no bairro onde o candidato reside, nos colégios onde estudou, nos locais de trabalho e nos órgãos públicos. Haverá também apuração e comprovação da ausência de antecedentes criminais, relativos a crimes.


















